Campeonato Brasileiro passa a classificar seis equipes para Taça Libertadores


Por Redação Blog do Esporte


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesse domingo (2) que o Campeonato Brasileiro terá mais duas vagas para a Taça Libertadores de 2017. A Conmebol já havia divulgado na semana passada a mudança na estrutura da competição, que já passaria a jogar no novo formato no ano que vem.

Com a mudança definida e com o comunicado da CBF, o Brasileirão passará a ter um G6 entre os primeiros colocados, e não mais um G4 como o torcedor estava acostumado. Além destas seis vagas, o futebol brasileiro ainda garante um sétimo clube com o título da Copa do Brasil.

Outros países como Chile, Colômbia e Argentina ganharam mais uma vaga cada um e o campeão da Copa Sul-Americana entrará direto na fase de grupos, totalizando 44 equipes classificadas. 

A próxima edição da Libertadores será disputada entre fevereiro e novembro, passando de 27 semanas para 42 semanas de duração. Outra mudança que ainda está sendo estudada é a de ser realizada uma final única em campo neutro. Essa mudança não foi vista com bons olhos por alguns clubes, mas a Conmebol ainda está viabilizando essa modificação.

Um ponto negativo nesta mudança seria a inviabilidade da participação dos clubes mexicanos, que são convidados para disputar a competição da América do Sul. Com um calendário diferente dos clubes sul-americanos, o México já deixou claro que a mudança impedirá a participação das equipes. Segundo Reinaldo Carneiro Bastos, representante do Brasil no Comitê Executivo da Conmebol, o assunto está sendo tratado pessoalmente pela presidência da entidade.

Comentários