Ponto de Opinião: Chapecoense sai do anonimato, alavanca poderio e conquista torcida brasileira

Chapecoense empata com San Lorenzo, fora de casa, em jogo da Sul-Americana (Fotos: Cleberson Silva)


Nem os mais otimistas torcedores, jornalistas e opositores apostavam no sucesso da Associação Chapecoense de Futebol em tão pouco tempo. Fundada em 10 de maio de 1973, a “Chape”, como ficou conhecida, passou por muitos problemas administrativos e financeiros antes de chegar no seu estágio atual.

Por esse seu desconhecimento, muitos clubes internacionais, quando souberam que iriam enfrentar o clube brasileiro na Sul-Americana, questionaram sobre a história e a tradição da Chape. Como prova de sua eficiência, a equipe catarinense mostrou que não está de brincadeira, e hoje disputa a semifinal da competição continental contra o San Lorenzo, da Argentina.

A Chape teve uma trajetória deslumbrante no Campeonato Brasileiro a partir de 2009. Com o vice-campeonato catarinense, a equipe disputou a série D do nacional daquele ano, chegando as semifinais, e consequentemente ao acesso a série C de 2010. Em pouco tempo, o clube alcançou grandes feitos e o acesso para a série A em 2013, quando a Chape completou 40 anos de história.

Atualmente, a Chapecoense é um sinônimo de boa estrutura e qualidade no futebol em campos brasileiros e sul-americanos. Mesmo com o pouco tempo de existência, a equipe já teve embates históricos contra Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Atlético Mineiro, e hoje, busca seu primeiro título internacional.

Pra cima deles, Chape!

Títulos da Chapecoense

Campeonato Catarinense: 1977, 1996, 2007, 2011 e 2016
Taça Santa Catarina: 1979 e 2014
Copa Santa Catarina: 2006

Destaque internacional: A Chapecoense foi elogiada depois de sufocar o River Plate, da Argentina, em jogo da Sul-Americana em 2015. Mesmo eliminada, o jogo foi considerada pela imprensa brasileira como o maior jogo da história do time catarinense.

Comentários