Ouro na Rio 2016, queniana Jemima Sumgong é atração da São Silvestre

(Foto: Divulgação)


A 92ª Corrida Internacional de São Silvestre confirmou mais um destaque feminino do circuito internacional. Trata-se da queniana Jemima Sumgong, de 31 anos, campeã olímpica na maratona dos Jogos Rio 2016, que disputará a principal prova de rua da América Latina em 31 de dezembro. Ela se junta à tricampeã da prova, a etíope Ymer Ayalew, como favorita ao topo do pódio entre as estrangeiras, e vem em busca do título inédito. Com a presença de atletas renomados, a edição deste ano da São Silvestre tem tudo para ser uma das mais fortes da história da competição, que fecha o ano esportivo nacional. Nas olimpíadas do Rio, Sumgong deu uma arrancada espetacular na reta final do percurso de 42,195km e chegou nove segundos à frente da segunda colocada com o tempo de 2h24m04s.


Jemima é unanimidade do atletismo mundial, com resultados expressivos desde 2004, então com 20 anos. Em 2011, após dois anos afastada das competições em razão do nascimento de seu filho, ela retornou com tudo e venceu a Maratona de Castellon, na Espanha. Os resultados continuaram acontecendo: em 2012 foi vice na Maratona de Boston (EUA); em 2013 ganhou a Maratona de Roterdã (Holanda) e foi vice da Maratona de Chicago (EUA); em 2014 foi quarta em Boston e vice em Nova York, entre outros feitos. Na temporada 2016, a atleta venceu a Maratona de Londres em abril, resultado que lhe garantiu uma vaga para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

A São Silvestre reunirá cerca de 30 mil corredores de diversas partes do mundo, que percorrerão 15 km por ruas e avenidas de São Paulo. A largada será na Avenida Paulista, altura da rua Ministro Rocha Azevedo, e a chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero. A programação no dia da prova começará às 8h20, com a categoria Cadeirantes. Em seguida, será a vez da elite feminina, às 8h40.  A partir das 9h será a vez das pessoas com deficiência, pelotão de elite masculino e pelotão geral (masculino e feminino), nesta ordem.

Ao longo de seus 92 anos, a São Silvestre veio se adaptando a mudanças e à cidade, sendo 12 de percursos e 18 distâncias diferentes, em razão do próprio crescimento. A primeira delas aconteceu em 1989, quando passou a ser realizada de tarde, possibilitando maior segurança para os atletas e público. Desde 2012 o evento acontece pela manhã, como as grandes provas no mundo

Serviço

A retirada do kit e do chip acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de dezembro das 9h às 19h, e no dia 30 de dezembro, das 9h às16h, no Ginásio Mauro Pinheiro - Rua Abílio Soares, 1300, em São Paulo. O atleta deverá comparecer pessoalmente. Para retirada por terceiros, verificar o regulamento da prova no site oficial do evento.

Globo Esporte

Comentários