Finalista, Batatais traz à tona glórias do interior que ficaram marcadas no futebol

(Foto: Reprodução)

Por Nicholas Araujo
Redação Blog do Esporte


A vaga para a final conquistada pelo Batatais na Copa São Paulo de Futebol Júnior é mais que uma simples classificação. Com uma história quase centenária (completa 100 anos em 2019), o Fantasma da Mogiana revive as grandes glórias do interior do estado, que já foram representadas por diversas cores e escudos.


Mesmo com o auge de sua história logo na sua fundação, a equipe teve algumas turbulências e chegou a ficar de fora do futebol. Seu apelido foi conquistado em 1934, quando o Batatais contava com jogadores como Orlando, Coelho, Chiquinho Zé Lopes e Bicicleta. Conhecida como Quadro de Ouro, a equipe logo recebeu o apelido de Fantasma da Mogiana, referente as suas vitórias na região e a Estrada de Ferro Mogiana, que nascia em Campinas e passava pela região até chegar no triângulo mineiro.

O colorado eternizou em sua camisa nomes como Marcelo Batatais, Cocito, que passou por Corinthians e Fortaleza; Michel, que chegou a jogar em Portugal pelo Vitória de Setubal; Renan, que teve passagens pela Espanha e Dinamarca, além de Zeca Lopes, Baldocchi e Algisto Lorenzato.

(Foto: Reprodução)

A conquista para disputar a final da Copinha veio de muito suor e muitas emoções. As vitórias em Cravinhos colocaram o Fantasma como um pálio duríssimo, que ninguém se atrevia a jogar de outra maneira para não ser surpreendido. Mas nada foi tão emocionante quanto a classificação contra o Botafogo do Rio de Janeiro.

O goleiro, o “monstro” Gerson foi o grande nome daquela noite difícil, dura, suada e que só terminou nos pênaltis. Gerson foi grande, gigante, mesmo se achando “gordinho”, ele foi elástico, foi goleiraço, honrou as cores batataense e foi o herói da classificação.

A goleada para o Paulista foi dura, sofrida, que machuca, mas a reviravolta fora de campo, colocando a equipe na final, de um gás totalmente novo. O crescimento nesta copa foi inevitável e a chegada à final foi e é merecida. O título irá coroar esta campanha, mas o elenco já é grande, brilhante, inesquecível.

Batatais entra para o hall de glórias conquistadas pelo Botafogo e Comercial de Ribeirão Preto, pela Francana, Sertãozinho, Ferroviária de Araraquara, pelo próprio Paulista, pela Ponte Preta, Guarani, Santo André, São Caetano e muitos outros.

Você merece, Fantasma. Busque este título para o interiorzão. Obrigado Batatais!

(Foto: Reprodução)

Comentários