COI confirma Fukushima como sede de dois esportes em Tóquio 2020

(Foto: AFP)


O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que Fukushima receberá as partidas de beisebol e softbol nos Jogos de 2020, em Tóquio. A cidade, que ficou famosa em 2011 por conta de um terremoto que causou desastre nuclear no local, fica a 240 quilômetros da capital japonesa.


A possibilidade já vinha sendo ventilada pelo órgão que organizam as Olimpíadas, e também pelo comitê-organizador do evento. Agora, foi oficialmente decidido que a cidade será a sede de dois esportes.

Um dos motivos para a escolha é justamente a intenção de passar mensagem de reconstrução da cidade, que sairá da destruição para receber o maior evento poliesportivo do mundo. O presidente do COI, Thomas Bach, exaltou a decisão.

“É uma chance de trazer o espírito olímpico para um local devastado pelo terremoto em 2011. E também uma expressão de solidariedade com a população de Fukushima”, afirmou o mandatário, em conferência de imprensa.

Além de Fukushima, o estádio de Yokohama também receberá partidas de beisebol e softbol em 2020. As modalidades voltam ao programa das Olimpíadas em Tóquio, após ausência em Londres e Rio de Janeiro.

As duas modalidades se juntam com surfe, caratê, skate e escalada esportiva como esportes que não foram disputados no Brasil, em agosto de 2016, mas que estarão no calendário da próxima Olimpíada.

Gazeta Esportiva

Comentários