Cruzeiro e América: rivalidade antiga ficou ainda mais acirrada em 2016

(Foto: Flavio Tavares)


Cruzeiro e América-MG têm uma rivalidade que já dura 96 anos. Ao longo da história, os times se enfrentaram 360 vezes. São 150 vitórias cruzeirenses, 109 empates e 101 triunfos americanos. Os dois rivais já decidiram campeonatos e fizeram confrontos marcantes, com goleadas e vitórias históricas para os dois lados. A rivalidade quase centenária ficou ainda mais acirrada em 2016, quando Raposa e Coelho se enfrentaram cinco vezes, número máximo de confrontos em um mesmo ano, neste século.


Três destes jogos foram válidos pelo Campeonato Mineiro. Os rivais se enfrentaram pela fase inicial e também pela semifinal. Foram dois empates e uma vitória americana. Após eliminar o Cruzeiro, o América-MG acabou sendo campeão. No Brasileirão, mais dois duelos, com uma vitória azul e um empate. Vamos relembrar todos os confrontos entre os tradicionais rivais na temporada passada.

PRIMEIRO CONFRONTO - GOLAÇO DE BRYAN

O jogo foi marcado pelo golaço de empate do América-MG, marcado pelo lateral Bryan, hoje no Cruzeiro, no último lance (relembre o lance no vídeo acima). Arrascaeta havia aberto o placar no primeiro tempo. A partida valeu pela primeira fase do estadual, na qual o Cruzeiro se classificaria em primeiro, e o América-MG em quarto, o que faria com que os dois se encontrassem na semifinal.

2º CONFRONTO - COELHO NA FRENTE

Com a melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro era favorito para vencer o América-MG na semifinal. O time de Deivid até começou melhor, criando boas chances e tendo mais volume de jogo. Mas o Coelho foi mais efetivo e, com gols de Adalberto e Victor Rangel, fez 2 a 0 e levou grande vantagem para a partida de volta.

3º CONFRONTO - CRUZEIRO FORA

No jogo da volta, o América-MG cumpriu à risca seu papel. Segurou o ímpeto do Cruzeiro e o empate para chegar à final do Campeonato Mineiro. Duas semanas mais tarde, o Coelho ficaria com o troféu ao bater o Atlético-MG, em duas partidas.

4º CONFRONTO - CRISE DOS TÉCNICOS

Pouco mais de um mês após o encontro pela semifinal do Mineiro, Cruzeiro e América-MG se enfrentaram pelo Brasileirão. O jogo foi fraco tecnicamente. Treinado pelo português Paulo Bento, o Cruzeiro vivia momento complicado, na zona de rebaixamento. O América-MG começa o declínio que culminou com a queda de Givanildo Oliveira. O empate por 1 a 1 (relembre os melhores momentos no vídeo acima) fez justiça ao pobre futebol dos dois.

5º CONFRONTO - FIM DO JEJUM

Após quatro jogos sem vencer o rival, na temporada, o Cruzeiro venceu o Coelho como visitante. O último confronto entre os dois rivais pelo returno do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro, já com Mano Menezes, começava a montar a estrutura tática que o time apresenta hoje. O América-MG, na lanterna competição, tentava uma sequência milagrosa que o livrasse do rebaixamento. Não deu para o Coelho. A Raposa fez 2 a 0, com gols dos gringos Arrascaeta e Ramón Ábila.

Globo Esporte

Comentários