terça-feira, 9 de maio de 2017

Lesão: você ainda vai ter uma

(Foto: Divulgação)


Semana corrida, pouco tempo para atividades de lazer, ou até mesmo para aquela atividade física. Logo, chegando ao final de semana temos que recuperar o tempo perdido. Porém, essa ideia de praticar esportes apenas aos finais de semanas, pode ser muito arriscado, deixando o corpo exposto a grandes sobrecargas.

Normalmente, as lesões acometem músculos e articulações nesses atletas, sendo mais comum as lesões nos joelhos e as lesões musculares.

Ou então, tem aqueles que tem como esporte favorito o sedentarismo, não levanta do sofá nem para buscar um copo de água. Essas pessoas também correm o risco de se machucar, sendo o mais comum, lesões posturais, como dores na coluna lombar e/ou cervical.

Como então eu posso tratar e prevenir essas lesões? Essa normalmente são duas perguntas feitas aqui na Club Fisio. Bom, nossa resposta sempre é: “Você deve realizar exercícios de fortalecimento muscular antes de entrar na modalidade específica, como a corrida por exemplo”. Muitos acreditam que apenas correr, ou jogar bola aos finais de semana é o suficiente para deixá-los em forma. Mais isso não é verdade, e expõem nosso corpo a riscos desnecessários.

A Club Fisio com sua vasta experiência em tratamentos de dores e lesões, dispõem de muitos recursos como por exemplo:

Técnicas de Terapia Manual: Essas técnicas são importantes aliadas nos tratamentos de lesões articulares principalmente, pois visa melhorar a mobilidade da articulação, fazendo com que o indivíduo consiga se “mexer” de forma suave e sem limitações. Em geral a melhora ocorre após algumas sessões.

Ventosaterapia: A ventosa é uma terapia milenar, que consiste em copos de acrílico ou vidros que exercem uma pressão negativa na pele do paciente. O objetivo para qual a utilizamos aqui na Club Fisio, é a liberação muscular e a liberação de aderências miofasciais. Após poucas sessões, a melhora é evidente.

Liberação Miofascial: Importante aliada no tratamento de lesões musculares e articulares, a liberação miofascial consiste em uma massagem profunda, atingindo as fáscias dos músculos, proporcionando o seu relaxamento. Com isso, a contração muscular ocorre de forma harmônica, levando conforto ao paciente. Apesar de no momento da liberação, o paciente referir dor, após algumas sessões a melhora é nítida.

Laser: O laser é um aparelho essencial do processo de cicatrização e reparo tecidual. Importante e fundamental tanto em lesões musculares, como ligamentares, ele age atraindo as células de defesa para o local da lesão, acelerando e auxiliando no reparo, deixando o tecido lesado, próximo ao que era antes. O laser tem seu efeito a partir da terceira sessão.

Fortalecimento Muscular: Está é a chave do sucesso! Tanto para os atletas, como para os sedentários, o fortalecimento, é importantíssimo para a manutenção do corpo humano. Com o passar dos anos, as pessoas perdem força, e cada vez mais as dores articulares tornam-se comum. Pilates, Academia, Treinamento Funcional e o Crossfit são aliados na manutenção de força.

Mais lembrem sempre, antes de iniciar alguma atividade física, você deve procurar um especialista e realizar todos os exames para saber se está apto para tal, e realizar uma avaliação com um fisioterapeuta ou educador físico, para traçar seus objetivos com aquele treino proposto.