São Caetano é campeão após campanha sólida do início ao fim

(Foto: RODRIGO CORSI/ FPF)


O São Caetano venceu o Bragantino na noite deste sábado (06), por 2 a 1, e se sagrou campeão do Paulistão A2 Itaipava. A equipe se despediu do torneio após quatro temporadas com uma campanha sólida e sem sustos.


A estreia já mostrou que o São Caetano vinha como forte candidado ao título. Comandado por Luis Carlos Martins e com a base de 2016 reforçada, o time estreou com vitória simples em Sertãozinho contra o time local. No seu primeiro jogo como mandante, nova vitória (2 a 1) contra o Votuporanguense.

A sequência da equipe tinha os tradicionais Guarani e Bragantino. Contra o time campineiro, empate sem gols. A partida contra o alvinegro valia a liderança e o São Caetano levou a melhor por 3 a 1, assumindo a liderança do torneio, mantida com a vitória sobre o Velo Clube pelo mesmo placar.

A primeira derrota veio na sexta rodada, contra o Rio Claro, por 1 a 0, na casa do adversário. Foi o início da sequência mais instável da equipe na competição, já que depois venceu o Água Santa (1 a 0), perdeu para o Rio Preto (2 a 0), derrotou o Batatais (2 a 0) e perdeu novamente para o Juventus (2 a 0).

A sequência custou a liderança, alternada com Água Santa e Rio Claro, mas não a permanência na zona de classificação. A partir do meio da primeira fase a equipe deslamchou, foram seis jogos seguidos sem derrotas contra XV de Piracicaba (3 a 2), Mogi Mirim (6 a 0), Oeste (1 a 1), Capivariano (1 a 1), União Barbarense (1 a 0), Barretos (1 a  1) e Portuguesa (2 a 0).

Assim, ao término da 17ª rodada o São Caetano já havia garantido sua classificação para as semifinais. O time 'relaxou' e acabou derrotado por Taubaté e Penapolense, ambos por 3 a 2. Os resultados custaram a liderança ao time que avançou como a segunda melhor campanha.

Calejado com a campanha dos anos anteriores, o time do ABC enfrentou o Rio Claro em busca do acesso à elite estadual. Na primeira partida, empate por 2 a 2, fora de casa. A volta no Anacleto Campanella teve uma das melhores atuações da equipe e vitória convicente por 3 a 0.

Com a classificação garantida para o Paulistão Itaipava de 2018, o time decidiu o título em jogo único realizado na sua casa devido a campanha melhor do que o Bragantino. Com a vitória por 2 a 1, o time de São Caetano do Sul fechou a campanha com o merecido título.

Ao todo, a campanha do São Caetano teve 22 jogos, com 12 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Foram 39 gols marcados, sendo 10 deles do atacante Carlão, artilheiro da equipe e do campeonato. A equipe sofreu 22 gols.

FPF

Comentários