quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Caras novas: Tite chama Cássio e Luan para duelos contra Equador e Colômbia

(Foto: Pedro Martins / MoWA Press)


A seleção brasileira terá novidades "caseiras" em seus dois próximos confrontos. Com o goleiro Cássio e o atacante Luan entre os convocados, o técnico Tite divulgou nesta quinta-feira a lista de convocados para os duelos contra Equador e Colômbia, nos dias 31 de agosto e 5 de setembro, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Destaques do Brasileirão, os jogadores de Corinthians e Grêmio foram as únicas caras novas com relação às últimas convocações.


Com a presença da dupla, o número de jogadores da Seleção que atuam no futebol brasileiro chega a quatro - já estavam no grupo o zagueiro Rodrigo Caio (São Paulo) e o lateral Fagner (Corinthians). Nomes como o do meia Diego, do Flamengo, e do atacante Diego Souza, do Sport, foram deixados de fora desta convocação. Antes de divulgar a lista, Tite apontou que apoiou-se em três critérios principais: o passado do atleta no clube e na seleção brasileira; o seu momento atual; e a "projeção futura" para a Copa do Mundo de 2018.

Esta é a primeira convocação de Cássio para a seleção brasileira principal. Em grande fase no gol do líder do Brasileirão, o jogador do Corinthians nunca havia recebido uma chance - nem mesmo quando destacou-se na conquista da Taça Libertadores com a equipe, em 2015. Luan, por sua vez, já havia defendido uma vez o time profissional, no começo deste ano, no amistoso contra a Colômbia, apenas com atletas que atuavam no futebol brasileiro. O atacante, entretanto, possui bom histórico nas categorias de base, tendo feito parte da equipe que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, no ano passado.

Para fechar a lista, Tite teve uma reunião com a comissão técnica na manhã desta quinta, pouco antes da convocação. O objetivo era incluir nas observações os duelos da última quarta-feira, pela Taça Libertadores e Copa Sul-Americana, quando entrarem em campo Atlético-MG, Grêmio, Flamengo e Palmeiras.

Já classificado para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, o Brasil enfrentará o Equador no dia 31 de agosto, em Porto Alegre, e a Colômbia, 5 de setembro, em Barranquilla, pelas eliminatórias. O time de Tite é o líder do torneio, com 33 pontos, sete a mais que os colombianos.

Confira a lista completa:

Goleiros: 
Alisson (Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)

Zagueiros: 
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)

Laterais: 
Daniel Alves (PSG)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)

Meias: 
Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Willian (Chelsea)
Luan (Grêmio)
Giuliano (Zenit)

Atacantes: 
Taison (Shakhtar)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Neymar (PSG)
Roberto Firmino (Liverpool)

Globo Esporte