terça-feira, 15 de agosto de 2017

Neymar: de condições humildes à riqueza

(Foto: Goal.com)


O astro brasileiro chegou ao auge do esporte e se tornou o jogador mais caro da história. Ao acompanharmos que recentemente o record foi batido devido à mudança para Paris, analisamos a carreira dele até o momento e veremos como um jovem de 25 anos começou sem nada e chegou ao topo.

A transferência do Neymar foi a mais cara da história e custou cerca de £200 milhões em um negócio que poderia ter atingido a marca de meio bilhão. No entanto, as coisas nem sempre foram assim para Neymar. Ele nasceu em 1992 em condições humildes e morou em uma favela em São Paulo. A vida dele poderia ter sido muito diferente, mas ele sempre teve o apoio da família para o ajudar a correr atrás da carreira.

A família morava na casa dos avós e o pai tinha vários empregos para possibilitar o sustento de todos. Nada disso mudou, nem mesmo enquanto ele ajudava a encaminhar o Neymar para o sucesso. Eles se mudaram no ano 2000, quando com apenas 11 anos de idade, Neymar assinou um contrato com o Santos. Já nessa época, o talento único e interessante dele eram evidentes.  Foram vários anos de sucesso nas categorias juniores até acontecer a estreia profissional aos 17 anos de idade.

O impacto causado por Neymar no Santos foi imediato pois ele ajudou o time a ganhar dois Campeonatos Paulistas, uma Copa do Brasil e a Copa Libertadores. Esse foi o primeiro título desde 1963, mostrando a influência positiva que ele estava tendo no time. Dois prêmios de Jogador de Futebol do Ano, da América do Sul, foram atribuídos ao jogador em 2011 e 2012, enquanto ele continuava sendo alvo de atenção como uma das estrelas em ascendência no esporte. Como resultado disso, Neymar acabou assinando contrato com um dos maiores times do futebol, o Barcelona. O atleta subiu nas classificações do futebol em um período de tempo muito curto devido ao seu talento sem igual. Mal ele sabia o que estaria por vir nos anos seguintes. Ele assinou contrato por €57 milhões, o que na época era surpreendente.

Neymar se juntou ao Barcelona e o impacto que ele causou no time foi imediato. Ele formou um trio com os parceiros mais perigosos e temidos do futebol. Neymar, Messi e Suarez ajudaram a conduzir o time na vitória da Tríplice Coroa, na temporada de 2014-2015. Isto é, conquistaram a Liga, a Copa do Rei e a competição europeia de elite, a Liga dos Campeões. Neymar continuou recebendo grande apoio de seus amigos no Brasil, o que fez dele um dos atletas mais emblemáticos e seguidos do mundo. 

O sucesso dele na seleção nacional também foi um dos grandes motivos pelos quais ele chegou ao auge. A estreia internacional foi aos 18 anos de idade, depois de várias ligações solicitando o seu passe. Nos breves 7 anos em que ele jogou pela seleção, o time teve muito sucesso. Ele ajudou a conquistar várias vitórias, começando pelo Campeonato Sul-americano de Sub-20, em 2011. Em seguida, veio o sucesso na Copa das Confederações da FIFA, em 2013 e o prêmio de Jogador da competição. Neymar conduziu o Brasil à vitória nas Olimpíadas de 2016, como capitão da seleção nacional. Significou muito para o atleta alcançar esse resultado.

A ESPN o nomeou como quarto atleta mais famoso de 2016, mostrando o apoio que ele tem. Ele também foi nomeado na lista da TIME, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, outro exemplo da impressionante ascensão de uma condição humilde à riqueza. 54 gols em 103 participações pelo Santos e 52 gols em 77 jogos pelo Brasil, só mostram o quanto o atacante é eficiente em campo. Neymar também jogou 123 vezes pelo Barcelona e fez 68 gols antes da mudança colossal para Paris.

Começaram rumores de transferência sobre a mudança dele, que agora já é realidade, após questões de fair play financeiro. Os proprietários do Qatar de Paris apoiaram Neymar durante o processo, incluindo o pagamento do valor substancial para que tudo se tornasse realidade. Ele ingressou no Barcelona como uma jovem estrela e saiu como o jogador de futebol mais emblemático do mundo. Essa mudança significa que agora ele receberá aproximadamente £520.000 por semana, mostrando a incrível ascensão da pobreza à riqueza. Agora você pode fazer uma aposta de futebol no PSG e em todos os outros times ao redor do mundo.