terça-feira, 12 de setembro de 2017

Saiba como conquistar um bom desempenho nas corridas de rua

(Foto: Reprodução)


Em cenários diferentes e com clima mais descontraído, as corridas de rua incentivam homens e mulheres a praticarem exercícios físicos. Mas, antes de qualquer prova, iniciantes na atividade e até quem já faz treinos regularmente, precisam de um preparo adequado.

Para quem vai participar da corrida/caminhada Outubro Rosa, no dia 1º de outubro, ainda dá tempo de se preparar para ter um bom desempenho. O primeiro passo é procurar um médico para fazer uma avaliação mais detalhada. "É essencial ter o acompanhamento de um profissional e os exames em dia para que seja montado um treino adequado", diz Rafael Zimak, gerente técnico, da Bodytech Ribeirão Preto.

E nessas semanas que antecedem a corrida, é preciso seguir uma planilha elaborada conforme as necessidades e a evolução do corredor. A regularidade faz com que o condicionamento melhore para a corrida. É importante, principalmente para os iniciantes na atividade, fazer um treino gradual para que o corredor encontre seu próprio ritmo. E o descanso é tão importante quanto o treino, por isso, os participantes da corrida precisam investir em boas noites de sono, especialmente na véspera do evento.

Já no dia da corrida, no domingo (1º), a preparação começa logo cedo, antes mesmo da largada, às 8h no estacionamento do Shopping Iguatemi. É importante se alimentar pelo menos duas horas antes, o café da manhã deve ser reforçado, mas leve. Também é importante chegar cedo para o aquecimento.

No percurso, a hidratação é essencial –durante a corrida, haverá distribuição de água em diversos pontos do trajeto de 3 e 5 quilômetros. Usar esses pontos de hidratação para recuperar o fôlego também é importante. Procure curtir a prova com uma trilha sonora para motivar a corrida. Fazer novas amizades e se lembrar da causa da corrida, a luta contra o câncer de mama, também são boas maneiras de motivação e de aproveitar o evento da melhor forma.

"A corrida, que se tornou programação oficial de Ribeirão Preto, também é ponto de encontro de atletas e pessoas que apoiam a causa e se preocupam em ter uma vida saudável", destaca Arthur Rizzi, da ARS Eventos e Consultoria Esportiva, também organizadora da ação.

Mais informações pelo site: http://www.outubrorosa.net.br ou pelas redes sociais: fb.me/OutubroRosarp.