Seleções chegam a rodadas decisivas por vaga na Copa do Mundo

Brasil já está garantido na Copa de 2018 (Foto: Pedro Martins/Mowa Press)


Por Redação Blog do Esporte


Em outubro, conheceremos a maioria das seleções que estarão na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Com as rodadas encerradas na última terça-feira (5), México, Coréia do Sul, Arábia Saudita e Bélgica já carimbaram a vaga para o Mundial, além de Brasil, Rússia, Irã e Japão. Confira como estão os outros chaveamentos:

América do Sul

Até o momento, apenas o Brasil carimbou a vaga antecipada. Com as duas rodadas de setembro, o Uruguai pulou para a vice-liderança com 27 pontos, quatro pontos a mais que o Chile, primeiro fora da zona de classificação. A Colômbia vem logo em seguida com 26 pontos, com Peru e Argentina em quarto e quinto lugares com 24 pontos.

Em busca das outras vagas, o Chile saiu da zona classificatória e é seguido de perto pelo Paraguai, com 21 pontos, e pelo Equador com 20 pontos. Bolívia e Venezuela já estão desclassificadas.

Ásia

Irã e Japão foram as primeiras seleções a carimbar o passaporte para a Rússia. Agora, Coréia do Sul e Arábia Saudita também se classificaram. O destaque vai para a Síria, que ficou na terceira colocação do grupo A e fará uma repescagem contra a Austrália. Quem vencer, fará outra repescagem, agora com um representante da Concacaf, para disputar o Mundial.

Argentina em situação delicada (Foto: Alejandro Pagni/AFP)

América do Norte e Central

Apenas o México está garantido com os resultados da última rodada, ao somar 18 pontos na primeira posição. A equipe empatou fora de casa com a Costa Rica, que segue de perto os mexicanos, com 15 pontos. Logo em seguida aparece o Panamá com 10 pontos, após vencer Trinidad e Tobago, e os Estados Unidos com 9 pontos. Fora da zona de classificação aparece Honduras com 9 pontos e Trinidad com 3. Com mais duas rodadas, todas as seleções têm chances de classificação.

Oceania

A Nova Zelândia garantiu a vaga para a repescagem nas Eliminatórias da Oceania. A seleção venceu as Ilhas Salomão e aguarda o adversário, que será o 5º colocado da divisão da Conmebol. Se terminasse hoje, a partida seria contra a Argentina.

África

Tunísia, Nigéria, Costa do Marfim, Burkina Faso e Egito lideram suas chaves na África. Os lideres garantem vaga para a Copa do Mundo.

França lidera o grupo A (Foto: Reuters)

Europa

As Eliminatórias só definiram uma seleção classificada até o momento. A Bélgica lidera o grupo H com 22 pontos, contra 14 da Bósnia. Em seguida aparece a Grécia com 13, Chipre com 10, Estônia com 8 e Gibraltar, seleção novata na competição que ainda não pontuou.

No grupo C, a Alemanha pode confirmar a classificação na próxima rodada, ao menos que vença ou empata a partida contra a Irlanda do Norte, no dia 5 de outubro.

No grupo A, a liderança é da França, seguida pela Suécia. No grupo B, a líder é a Suíça, seguida por Portugal. No grupo D, a Sérvia está na ponta, a quatro pontos do País de Gales. No grupo E, a Polônia lidera com Montenegro e Dinamarca empatadas. No grupo F, a liderança é da Inglaterra, seguida pela Eslováquia. No grupo G, a líder a Espanha, com a Itália na vice-liderança. E no grupo I, a Croácia lidera empatada com a Islândia.

Síria busca vaga heroica na repescagem (Foto: Reprodução)

Confira a próxima rodada:

05/10

Armênia x Polônia
Azerbaijão x República Tcheca
Escócia x Eslováquia
Inglaterra x Eslovênia
Irlanda do Norte x Alemanha
Malta x Lituânia
Montenegro x Dinamarca
Romênia x Casaquistão
São Marino x Noruega

Argentina x Peru
Bolívia x Brasil
Venezuela x Uruguai
Chile x Equador
Colômbia x Paraguai

06/10

Geórgia x País de Gales
Áustria x Sérvia
Croácia x Finlândia
Espanha x Albânia
Irlanda x Moldávia
Itália x Macedônia
Kosovo x Ucrânia
Liechtenstein x Israel
Turquia x Islândia

Mali x Costa do Marfim

México x Trinidad e Tobago
EUA x Panamá
Costa Rica x Honduras

07/10

África do Sul x Burkina Faso
Uganda x Gana
Camarões x Argélia
Nigéria x Zâmbia

Bósnia x Bélgica
Gibraltar x Estônia
Ilhas Faroe x Letônia
Suécia x Luxemburgo

Guiné x Tunísia
Líbia x DR Congo
Cabo Verde x Senegal

Andorra x Portugual
Bielorussia x Holanda
Bulgária x França
Chipre x Grécia
Suíça x Hungria

Marrocos x Gabão

Comentários