Brasileirão termina com mudanças no descenso e arrancada histórica para Libertadores

(Foto: Reprodução)

Por Nicholas Araujo
Redação Blog do Esporte


Nesse domingo (3) aconteceu a última rodada da série A do Campeonato Brasileiro, já com o Corinthians definido como campeão. O líder perdeu fora de casa por 1 a 0 para o Sport e ajudou a equipe pernambucana a permanecer na elite do futebol nacional. O gol de André salvou o Leão do descenso.

Quem não se livrou da degola foram Coritiba e Avaí. O clube catarinense empatou com o Santos em 1 a 1 e volta à série B. O Coxa, que há anos briga contra o rebaixamento, desta vez não conseguiu evitar a queda. Nas duas últimas temporadas, o alviverde sempre se salvou da degola nas últimas rodadas. A equipe perdeu, fora de casa, para a Chapecoense por 2 a 1.

Aliás, devemos deixar aqui uma singela homenagem a esse time de guerreiros de Chapecó. Com todo o elenco reformulado, a Chape em muitas rodadas flertou com o rebaixamento. Demitiu ao menos três técnicos durante o ano e não via um brilhantismo na equipe. A chegada de Gilson Kleina mudou a situação por completa.

A Chape venceu vários jogos, usou a Arena Condá como fortaleza, e viu a briga contra o rebaixamento se tornar a luta pela Libertadores. Na última rodada, com chances de se classificar, venceu de virada em casa e ainda viu o Botafogo tropeçar em casa contra o Cruzeiro (2 a 2). Era o resultado que faltava para concretizar um ano de reconstrução e de dor pela perda na Colômbia.

Entretanto, não podemos falar a mesma coisa de São Paulo e Fluminense. As duas equipes pouco inspiraram, o tricolor paulista quase viu a série B de perto, e os dois times acabaram o ano com as últimas vagas na Sul-Americana. Um ano apático que deverá ser esquecido.

Gigante, o Grêmio terminou em quarto após perder para o Atlético Mineiro em um eletrizante 4 a 3; o Palmeiras perdeu para o Atlético-PR por 3 a 0, mas foi o vice-campeão; e o Vasco conseguiu a pré-Libertadores com uma vitória sobre a Ponte Preta, outra rebaixada. O lanterna do campeonato foi o Atlético-GO.

O Flamengo, que busca o título da Sul-Americana, garantiu a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores vencendo o Vitória, este que ficou na primeira divisão. O Bahia ficou no meio da tabela, com vaga na Sul-Americana. Em 2018, América-MG, Internacional, Paraná e Ceará se juntam a esse pelotão. Previsão de mais emoções? No que vimos este ano, 2018 promete muito mais.

Comentários