Ponto de Opinião: Temporada coroa potências e mostra como futebol pode ser surpreendente

Barcelona levou o Espanhol nesta temporada (Foto: Reuters)

Por Nicholas Araujo
Redação Blog do Esporte


A temporada 2017/2018 vai chegando ao fim nos campeonatos europeus, onde corou grandes campanhas e já cria aquela expectativa para o Mundial de Clubes, que ocorre no final do ano. Em 2018, em especial para a Copa do Mundo, as competições mostraram um certo equilíbrio, mas também deixaram em evidência os caminhos de cada time.

Um exemplo deste contexto foi o Campeonato Espanhol. Enquanto o Barcelona liderou quase todo o campeonato, o Real Madrid focou suas forças na Liga dos Campeões – não é à toa que chegou a final da competição. Entretanto, o mesmo Barcelona ficou para trás na Champions após reação histórica da Roma no mata-mata. O time italiano, por outro lado, ficou longe da briga pelo título na Série A Tim.

Por essas e outras que o futebol é fantástico quando disputado de modo limpo e ético. Enquanto uns priorizam certos campeonatos, outros se destacam por reações históricas. Enquanto Real Madrid e Liverpool ficaram longe do título nacional na Espanha e Inglaterra, respectivamente, Barcelona e Manchester City foram os grandes nomes em seus países. Este último que uma larga vantagem e coroando a campanha extraordinária em anos de Premier League.

A conta chega a ser complicada, mas demonstra o quanto o futebol é surpreendente. Disputa até a última rodada no Italiano, festa em Paris, retorno da coroa para o Porto e o “mais do mesmo” na Alemanha mostram o quanto essa temporada foi brilhante, mas nem assim tão fantástica. Agora as atenções ficam para o dia 26, e em seguida, para a Copa na Rússia.

Preparados?

Arsenal ficou pelo caminho na Premier League (Foto: Reuters)

Bayern foi implacável na Bundesliga (Foto: Reuters)

Comentários