Futebol paulista domina cenário nacional dos pontos corridos

(Foto: Reprodução)


O Campeonato Brasileiro é disputado desde 2003 no sistema de pontos corridos. E desde então, o cenário nacional vem sendo dominado pela força do futebol paulista, que vem faturando a maioria dos títulos. 

O Corinthians, atual campeão brasileiro, é o maior vencedor deste período com quatro títulos conquistados. No total, são nove títulos do futebol paulista desde 2003. Além do Timão, o São Paulo venceu três oportunidades (2006 a 2008), o Santos em 2004 e o Palmeiras na edição de 2016.

Mas porque os times de São Paulo dominam o Campeonato Brasileiro? Quem gosta em apostar em futebol, sabe o segredo dos clubes paulistas. Além de ter um dos campeonatos estaduais mais disputados do Brasil, é em São Paulo que se encontram as maiores empresas e empresários do país, que ainda recebem apoio do governo do estadol. Resumindo, o dinheiro gira com mais facilidade em terras paulistas.

Com mais dinheiro, mais investimento em jogadores promissores, principalmente para os que se destacam em outras regiões do país, os times do estado levam vantagem em relação aos das outras regiões. Vamos pegar o exemplo do atacante Rodriguinho. O jogador de 25 anos ganhou destaque na disputa da Série B de 2013 pelo América-MG e chamou a atenção dos grandes clubes do Brasil. O Corinthians, com dinheiro no caixa, apostou no atleta e fez uma proposta irrecusável pelo atacante. Com a camisa do Timão, Rodriguinho ficou conhecido nacionalmente, participou da conquista dos dois títulos da Série A pelo Alvinegro, 2015 e 2017, e ainda chegou a ser convocado para Seleção Brasileira. Hoje, o atacante joga pelo Pyramids, do Egito.

O futebol paulista é o que mais fatura no Brasil. Em comparação com os clubes, o Palmeiras é o mais valioso. O clube faturou R$ 531 milhões no ano passado, o segundo maior faturamento do país, abaixo apenas do Flamengo. A relação dívida-receita hoje faz com que o Palmeiras possa ser considerado o clube mais rico do Brasil com apenas 92 milhões financiados.

Disputa acirrada na Série A de 2018

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2018 é uma das mais disputadas na história dos pontos corridos. Diferente do ano passado quando o Corinthians abriu oito pontos de vantagem para o Grêmio no fim do primeiro turno, este ano a briga pelas primeiras posições está mais apertada e cada ponto pode fazer a diferença. 

Diferente dos anos anteriores, quem lidera no momento é o Flamengo, seguido pelo São Paulo. Apenas dois pontos separam as duas equipes. O time do Rio de Janeiro vem para conquistar o título que não acontece desde 2009. A equipe carioca manteve a base do ano passado com Diego, Guerrero e Lucas Paquetá, além do destaque Vinicius Junior que foi para o Real Madrid, e trouxe peças importantes como Fernando Uribe, além de Vitinho, recentemente contratado junto ao CSKA, da Rússia.

Colado no Flamengo, o São Paulo quer estragar a festa carioca. Para manter a hegemonia paulista e buscar seu quarto título neste período de pontos corridos, o time paulista se reestruturou para buscar mais um título brasileiro. Para voltar a figurar entre os melhores do país, apostou no trabalho do técnico uruguaio Aguirre. Peças importantes também foram contratadas como o meia Nenê e o atacante Diego Souza. O trabalho vem dando certo. O Tricolor tem se mantido na segunda colocação e é um dos favoritos ao título. 

Os últimos campeões, Corinthians e Palmeiras, também figuram entre os dez melhores da competição. A dupla vai buscar um novo título e já se reforça para isso. Depois de resultados inesperados, o Verdão resolveu trocar de treinador e apostou na velha receita mágica de trazer um técnico experiente. Luiz Felipe Scolari volta a vencer um Brasileirão em sua terceira passagem pelo Verdão, onde antes conquistou a Copa do Brasil de 1998 e 2012 e a Copa Libertadores de 1999. 

No Corinthians, a perda de jogadores importantes durante a Copa do Mundo parece não ter abalado o grupo do Parque São Jorge. Os comandados do técnico Osmar Loss estão conseguindo manter o bom futebol do início do ano. O Timão aposta em talentos da casa como o do jovem Pedrinho, de apenas 17 anos. Não é com outro objetivo que o timão vem se reforçando e, recentemente, anunciou a contratação do meia Ángelo Araos da Universidad de Chile.

Correndo por fora, outros times fazem boa campanha e se candidatam ao título. Entre os 5 primeiros colocados, o Internacional sonha com a conquista do título brasileiro, depois de 39 anos de jejum, e o Atlético Mineiro e o Grêmio querem confirmar o bom momento e repetir conquistas recentes a nível nacional e internacional. 

Seja quem for o campeão brasileiro, a verdade é que esta é a versão mais disputada dos últimos anos. Apesar do favoritismo de Flamengo e São Paulo, o título não tem dono ainda.

Comentários