Coreias firmam parceria para sede dos Jogos Olímpicos de 2032

 (François-Xavier Marit/AFP)

Por Redação Blog do Esporte


As duas Coreias anunciaram nesta quarta-feira (19) a candidatura conjunta para receber os Jogos Olímpicos de 2032. A iniciativa ocorreu após os Jogos de Inverno de 2018, quando os dois países entraram juntos na cerimônia de abertura.

O comunicado foi emitido no final da cúpula intercoreana de Pyongyang entre os líderes norte-coreanos Kim Jong Um e o sul-coreano Moon Jae-in.

"O Sul e o Norte combinaram participar conjuntamente e ativamente nas competições internacionais, inclusive as Olimpíadas de 2020, e cooperar com vistas a uma candidatura comum para sediarem juntos os Jogos de 2032", diz o comunicado.

Os Jogos de Inverno serviram para que as duas Coreias entrassem juntas na cerimônia de abertura com uma bandeira unificadora mostrando uma península unida e sem fronteiras. Além disso, os dois países formaram sua primeira equipe olímpica unificada no hóquei no gelo feminino.

A diplomacia continuou em outras modalidades. Os países formaram equipes conjuntas para os campeonatos mundiais de tênis de mesas e outras competições nos Jogos Asiáticos na Indonésia.

Até o momento, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não se manifestou sobre a candidatura.

Comentários