Equipe inglesa pode voltar à F1 depois de 16 anos

Tetracampeã do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, a Brabham pode encerrar uma ausência de 16 anos e voltar à ação em 2010. A montadora inglesa anunciou nesta quinta-feira que também tem interesse em participar da categoria a partir da promulgação do teto orçamentário de R$ 130 milhões. Agora, já são 18 os times inscritos no próximo campeonato, sendo que os 13 escolhidos serão divulgados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em 12 de junho.

Tradicional equipe que estreou na Fórmula 1 em 1962, a Brabham se consagrou na competição de pilotos em quatro oportunidades e na de construtores, em duas, tendo seus carros guiados por nomes consagrados como os de Nelson Piquet - campeão com os ingleses em 1981 e 1983 -, Niki Lauda e Graham Hill. Sua última participação na elite do automobilismo foi em 1992, quando um colapso financeiro a afastou das atividades esportivas.

Mais de uma década depois, contudo, a escuderia cujo quartel-general fica em Milton Keynes quer retornar, conforme anunciou nesta quinta através de um comunicado. "Ficaríamos felizes por entrar na Fórmula 1 como um time cumpridor do teto orçamentário e por encarar os desafios das novas regras".

Caso vença a concorrência e seja apontada como uma das 13 competidores da elite do automobilismo em 2010, a Brabham terá como diretor-técnico Mark Preston, que ocupava um cargo semelhante na Super Aguri. O possível retorno dos ingleses, aliás, tem bastante relação com a extinta equipe - comprador do espólio dos japoneses em fevereiro passado, o empresário alemão Franz Hilmer é quem encabeça o mais novo projeto.

Antes do time de Hilmer, todas os dez atuais integrantes da Fórmula 1 haviam submetido suas incrições até o fim da semana passada (BMW Sauber, Brawn GP, Ferrari, Force India, McLaren, Red Bull, Renault, Toro Rosso, Toyota e Williams). Já Campos, Epsilon Euskadi, Lola, N.Technology, Prodrive, Superfund e USF1 tentam ser as novidades na categoria, totalizando um total de 18 candidatos.

Comentários