Ponto de Opinião: Equipes nível Libertadores lideram principais competições no Brasil

(Foto: Felipe Siqueira)

Por Nicholas Araujo
Redação Blog do Esporte


Nesta segunda-feira (5), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela das quartas de final da Copa do Brasil. Apenas sem a Chapecoense, todas as equipes que disputam a Libertadores em 2017 se classificaram para a próxima fase, justamente em uma competição que o vencedor se classifica para a competição continental.

Por outro lado, a Chape lidera o Campeonato Brasileiro, ao lado do Corinthians, após ser eliminada da Liberta, mas garantiu vaga para a Copa Sul-Americana do ano que vem. Isso demonstra que o futebol brasileiro pouco variou entre 2016 e 2017 e não abriu espaço para surpresas, mesmo com a Chape despontando neste início.

Quem decaiu de nível foi o Santos, que demitiu Dorival Júnior no fim de semana e agora busca se reorganizar. O Flamengo também está sendo cobrado pela torcida, após não avançar na Libertadores e ter um início irregular no Brasileiro. Existem torcedores que querem a saída de Zé Ricardo.

Em suma, o futebol brasileiro manteve um padrão que pouco acontecia nas temporadas. Sempre variando seus campeões, a Copa do Brasil não terá um vencedor inédito e o Brasileiro deve ficar mais uma vez com o time melhor qualificado e que já possua uma conquista.

A Chape ainda é incógnita. Mostra bom futebol, mas leva vantagem perante a equipes como Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, que se dividem em outras competições. 2017 promete.

Confira como ficou a Copa do Brasil:

Atlético-MG x Botafogo
Flamengo x Santos
Grêmio x Atlético-PR
Palmeiras x Cruzeiro

As equipes da esquerda fazem o primeiro jogo em casa

Datas previstas

Ida: 28 de junho ou 5 de julho
Volta: 26 de julho ou 9 de julho

Comentários