sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Veja como a prática esportiva é essencial para uma vida saudável

(Foto: Divulgação)


Para se ter uma vida plenamente saudável é preciso dormir bem, se alimentar de forma balanceada, saber equilibrar trabalho e lazer e, claro, praticar atividades físicas. Exercitar-se mantém não só corpo, mas também a mente saudável, alivia tensões, estresses e libera endorfina, substância responsável pela sensação de prazer.


“O exercício físico aliado à alimentação balanceada é a base para a manutenção da qualidade de vida”, afirma Gabriel Silva, Educador Físico consultor da Netfarma. “A prática de esportes e atividades físicas é importante desde a infância, quando se desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora. Quem pratica esportes desde pequeno adquire consciência corporal, que permite aprender outras atividades, não necessariamente esportivas, com mais facilidade, desde tarefas domésticas e escolares até profissionais”, exemplifica o especialista.

Além disso, os esportes atuam na prevenção de problemas de saúde, por meio da melhora do condicionamento cardiovascular, saúde óssea e muscular, diminuição do estresse e da ansiedade e estímulo das atividades mentais. “O esporte colabora para o aumento das capacidades criativas e de memória, além de favorecer a autoconfiança”, complementa o consultor da Netfarma.

Outro benefício que a prática esportiva propicia é a melhora de diversas capacidades importantes para a vida humana, como a maturidade emocional, a ética, o desenvolvimento mental e a interação social. “A prática esportiva também propicia o autoconhecimento, que ajuda na construção dos nossos princípios”, salienta Gabriel Silva.

Saúde no Esporte

Existem diversos suplementos alimentares que auxiliam na performance durante as atividades e na recuperação após a prática esportiva. Os suplementos contém vitaminas, minerais, proteínas e outros nutrientes. “Todo suplemento utilizado para a prática de atividades esportivas deve constar na lista de produtos liberados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ser prescrito por um nutricionista”, reforça o educador físico. Além disso, vale ressaltar a necessidade de equilibrar a alimentação e manter a ingestão de água em níveis adequados à rotina para garantir um bom desempenho esportivo, mais saúde e qualidade de vida.

Agência Comunicado