Campeã mundial em 2013, Duda Amorim anuncia aposentadoria da seleção brasileira de handebol

(Foto: Reprodução)


Campeã mundial em 2013 e melhor jogadora do mundo em 2014, Duda Amorim anunciou nesta segunda (25) em seu Instagram, a sua aposentadoria da seleção brasileira de handebol. Presente nos últimos quatro Jogos Olímpicos, a atleta não participou do Sul-Centro americano no início do mês, torneio que classificou o Brasil para o Mundial da modalidade em dezembro. 

Duda passou pelas seleções de base, onde foi campeã sul-americana e vice pan-americana. Começou na seleção profissional em 2006 e no ano seguinte foi ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007. No ano de 2008 fez sua estreia olímpica na campanha que levou o Brasil a nona colocação. 

Em 2011, conquistou mais um ouro pan-americano e em 2012 foi sexta colocada nos Jogos de Londres. Um ano depois, foi destaque do maior título do handebol brasileiro, o Mundial de 2013 na Sérvia, vencido em cima das anfitriãs por 22 x 20 (foto acima). Duda foi eleita MVP (Atleta mais valiosa) do torneio, conquistado com nove vitórias em nove jogos.

Esteve na Rio-2016, na melhor campanha olímpica do Brasil, terminando na quinta colocação. Nos últimos dois anos foi ouro no Pan de Lima-2019 e na campanha de Tóquio-2020, quando a seleção foi eliminada na primeira fase. 

Leia o comunicado da atleta: 

Oficialmente, venho trazer a notícia da minha aposentadoria na Seleção Brasileira. Já antes da pandemia, havia pensado em parar após as Olímpiadas de Tóquio. Agora posso dizer, com paz no coração, essa minha decisão.

Orgulhosa e com sensação de dever cumprido de ter vestido a camiseta do meu país por tantos anos, sempre dando o meu máximo e aprendendo muito. Me sinto muito honrada por ter representado o Brasil em todas as oportunidades que me foram dadas!

Foi uma prazer jogar com várias gerações diferentes, trabalhar com profissionais excepcionais e superar tantos desafios!

Gostaria de agradecer imensamente a todos que me ajudaram, a todos que torceram muito pela seleção esses anos todos. Às comissões técnicas, às atletas que já dividiram esse espaço comigo e aos brasileiros que gostam de handebol e consomem essa modalidade de uma maneira apaixonante. Me considero privilegiada de ter dividido tantos momentos gratificantes com todos vocês!

Continuo com novos planos, torcendo sempre de longe e a disposição de continuar ajudando o handebol brasileiro!

Surto Olímpico

Comentários