Nicolas Lapentti se despede do tênis em partida contra Pete Sampras

 . Foto: EFE

Equatoriano Nicolás Lapentti cumprimenta o americano Pete Sampras em sua despedida

Tênis de grande nível, brincadeiras e lembranças se conjugaram neste sábado no adeus do tênis profissional do equatoriano Nicolas Lapentti com triunfo por 2 sets a 0, parciais de 7-6 e 7-6 sobre o americano Pete Sampras.

No jogo que se desenvolvia com altos níveis de profissionalismo, o americano quebrou o protocolo ao convidar um passador de bolas para trocar algumas jogadas com Lapentti. Posteriormente, o tenista equatoriano respondeu convidando à quadra um sobrinho de sete anos que acabou ganhando um ponto de Sampras.

As inovadoras mudanças ocasionaram o delírio dos 9.000 torcedores presentes no coliseu Voltaire Paladines Polo, da cidade portuária de Guayaquil. Praticamente foram duas horas de um tênis que deixou a imagem de dois tenistas que ainda dão espetáculo, pela qualidade e força no saque de Sampras, e pela técnica, localização, reflexos e perseverança até levar o rival a cometer erros, jogo característico de Lapentti.

A vitória de Lapentti foi em grande estilo e perante uma grande assistência de torcedores para ver o nível do tenista local, que se despediu com lágrimas perante o público que torceu por ele por 21 anos de profissionalismo.

Sua estreia no tênis profissional foi em uma partida de duplas pela Copa Davis com seu tio Andrés Gómez, vencedor de Roland Garros, em 1990. Participou de 95 partidas, das quais ganhou 61 e perdeu 34 pela Copa Davis. Liderou o Equador na ascensão ao Grupo Mundial da Copa Davis no ano de 2000, após vencer a Inglaterra, em Wimbledon, e no ano de 2009 também conduziu o Equador à vitória sobre o Brasil, em Porto Alegre.

Entre os tenistas profissionais aos quais Lapentti derrotou figuram Rafael Nadal, Lleyton Hewitt, Juan Carlos Ferrero, David Ferrer, Gustavo "Guga" Kuerten, Magnus Norman, Marcelo Ríos, entre outros. A força para resistir por longas horas de jogo levou Lapentti a impor o recorde de partidas vencidas em simples da Copa Davis em cinco sets, pois ganhou 13, superando Henri Cochet, da França, e Nicola Pietrangeli, da Itália com 12 partidas cada um.

Comentários