Fifa abre investigação por salários e bônus pagos a Blatter e Valcke

(Foto: PHILIPP SCHMIDLI/GETTY IMAGES)


A Fifa informou nesta sexta-feira, através de comunicado, que abriu processo formal contra o ex-presidente da entidade, Joseph Blatter, além do ex-secretário-geral Jerome Valcke e do ex-diretor de finanças Marcus Kattner.

Eles serão investigados pelo fato de terem pago a si mesmos bônus de milhares de dólares.

Segundo os responsáveis pelo processo, eles serão acusados de corrupção e de aceitarem propinas, além de conflito de interesses e desrespeito às regras de recebimento de presentes.

"A Câmara de Investigação irá investigar possíveis violações dos artigos 13 (código geral de conduta), 15 (lealdade), 19 (conflito de interesses), 20 (oferta e aceitação de presentes e outros benefícios) e 21 (propina e corrupção) do Código de Ética da Fifa, no contexto de salários e bônus pagos aos Srs. Blatter, Valcke e Kattner, além de outras provisões incluídas no contrato destes três indivíduos", diz o comunicado.

Além disso, Kattner, que foi demitido em junho da Fifa, ainda será investigado por possível violação do artigo 16, que diz respeito à quebra de confidencialidade.

Blatter e Valcke, por sua vez, estão atualmente banidos do esporte pelo Comitê de Ética da Fifa e também estão sendo investigados pela Justiça da Suíça por crimes financeiros.

ESPN

Comentários