Alfinetadas: Conmebol promove “preconceito” ao excluir clubes que não estão na série A de suas competições

(Foto: Leonardo Muñoz/EFE)

Por Nicholas Araujo
Redação Blog do Esporte


Uma determinação da Conmebol divulgada esta semana pegou muitos clubes e federações de surpresa. Nesta nova regra, apenas equipes que estiverem na série A de seus campeonatos nacionais poderão participar de competições como Taça Libertadores e Copa Sul-Americana.

Isso poderia, por exemplo, deixar o Tigre, da Argentina, de fora caso a equipe vença a Copa da Superliga Argentina. No Brasil, equipes que disputam a Copa do Brasil poderiam ficar de fora como Sampaio Corrêa e Juventude.

A norma pegou mal entre algumas federações, principalmente com a CBF. A Confederação Brasileira contestou a ideia formalizada pela Conmebol. A AFA, Federação da Argentina, emitiu um comunicado repudiando tal atitude.

“Consideramos inoportuna a nota enviada arbitrariamente pelo Diretor de Competições de Clubes da Conmebol sobre questões ainda não resolvidas de regulamentos vigentes. As circunstâncias descritas me levam a recordar que a Associação de Futebol Argentino ostenta o posto de associação da Conmebol”, diz a carta assinada pelo presidente da AFA, Claudio Fabián Tapia.

Deste modo, a Conmebol promove um “preconceito” perante ao futebol de cada país. Tentar manter uma competição “de qualidade” não deveria começar pela divisão, mas sim pela organização. Nos últimos anos, e não só apenas em competições sul-americanas, é possível ver como a qualidade dentro de campo caiu e como a arbitragem está despreparada para comandar uma partida. Temos o exemplo do ano passado, onde equipes brasileiras reclamaram de decisões dentro de campo e toda a confusão envolvendo a final da Libertadores, que acabou sendo disputada na Espanha.

É necessário mudanças, mas os clubes são os menos culpados por isso. A Conmebol se mostra autoritária, mas ao mesmo tempo sem critério para tomar decisões importantes. E isso se reflete em outras competições como o Mundial de Clubes, dominado nos últimos anos pelo Real Madrid. Será mesmo que esse tipo de mudança vai “melhorar” as competições?

* Atualização 20h12: A Conmebol voltou atrás na decisão justamente pela polêmica. Menos mal *

Comentários