Por dentro do Coringão

Clube social

Parque São Jorge
Edifício Sede
Trata-se de um prédio de cinco andares totalmente informatizado revestido em mármore onde, está instalada a sede administrativa corintiana. Nele destaca-se o Salão Nobre e o Memorial do Corinthians. Na entrada do prédio está instalada a Loja Todo Poderoso, onde se pode adquirir os produtos do clube.

Memorial do Corinthians

Réplica de um vestiárioInaugurado no dia 28 de janeiro de 2006, o Memorial do Corinthians conta com vários fatos e curiosidades do clube, como todas as taças e lembranças das conquistas, telões que passam os jogos mais importantes e momentos marcantes da história do clube, filmes com os gols e as narrações das conquistas de todos os títulos fotos de equipes corintianas, desde sua fundação em 1910, ano a ano, até os dias atuais, uma réplica de vestiário antigo com objetos reais, como chuteiras, camisetas, etc.

Também possui 42 painéis individuais, em tamanhos naturais, com fotos de jogadores históricos como Roberto Belangero, Luizinho, Teleco, Basílio, Rivelino, Sócrates, Vladimir, Ronaldo, entre outros, além de caricaturas autografadas e um painel com informações sobre os mesmos.

A inauguração contou com celebridades políticas, como o senador Romeu Tuma, o governador José Serra, o ex-governador Geraldo Alckmin, o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, o presidente do clube na época, Alberto Dualib (que entregou uma camisa do Corinthians ao presidente da República, alem dos antigos ídolos do clube, como Neto e o maior ídolo corintiano eleito pela torcida Marcelinho Carioca.

Capela de São Jorge
A capela foi inaugurada em 26 de Novembro de 1967, mas a idéia da sua construção surgiu em meados de 1956. No dia 23 de abril é realizada a "Festa de São Jorge", que ao longo dos anos vem ganhando um grande número de fiéis. Na capela está uma das imagens de São Jorge talhada à mão, original do Vaticano.

Salão Nobre
Inaugurado em 25 de fevereiro de 2000 durante solenidade de entrega das faixas do time de futebol, campeão mundial de clubes da FIFA, o Salão Nobre possui amplo espaço para a realização de eventos, com acomodação de até 2200 convidados e estacionamento para 800 carros.

Bibliotéca Lido Piccinini
A biblioteca é um dos maiores patrimônio do clube, graças ao jornalista Lido Piccinini, quem doou sua biblioteca particular. A biblioteca reúne, entre outros documentos, inúmeras coleções de livros, artigos e reportagens sobre a história do clube, iniciada em 1910, literatura nacional e internacional, registros de ex-atletas e encadernações de jornais e periódicos esportivos.

Chute inicial
Atualmente, cerca de 20 mil corintianos fazem parte do projeto "Chute Inicial", o qual visa formar crianças tanto esportivamente como socialmente, através de uma rede de franquias totalmente integradas, que adota conceitos modernos e metodologia própria de ensino.

Estádio
Ginásio

É a maior arena esportiva coberta particular da cidade de São Paulo, com capacidade para 6.834 pessoas confortavelmente sentadas.

Ao longo de sua história recebeu diversos eventos esportivos, entre eles jogos dos tempos áureos do basquete corintiano, com atletas como Rosa Branca, Wlamir Marques e Angelim, destacando a vitória em 1964 por 118 a 109 sobre o Real Madrid CF, então campeão europeu. Foi o primeiro jogo de basquete disputado no Brasil em que os dois times passaram da contagem centenária. Anos depois, grandes do basquete como Magic Paula, Hortência e Oscar, campeão brasileiro pelo Corinthians em 1996, também atuaram ali.

No boxe, foi palco de lutas de Éder Jofre e Adilson José Rodrigues, o Maguila. No dia 18 de maio de 1986, reuniu seis mil torcedores no ginásio para acompanhar a revanche contra o argentino Walter Daniel Falconi, ao vivo pela TV Bandeirantes com narração de Luciano do Valle,valendo o título sul-americano dos pesos pesados. Vitória do brasileiro por nocaute, no sétimo assalto.

Além do boxe e do basquete, o ginásio do Parque São Jorge foi utilizado por vários outros esportes, como futsal, handebol e vôlei. Além disso, também foi palco de eventos sociais. Chegou a receber mais de 15 mil pessoas em suas arquibancadas na década de 1960.

CePROO
O CePROO - Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira, é um centro de reabilitação á jogadores idealizado pelo consultor médico Joaquim Grava construído em 2008 pela administração Andrés Sanchez.

O nome é uma homenagem ao ex-médico do Corinthians e jornalista da TV Bandeirantes.

O centro contará aparelhos de musculação e fisioterapia para atender jogadores do próprio clube e jogadores de outros clubes que estivem dispostos a se tratar no clube.


Centros de treinamento
CT de Itaquera
Em uma área de 200 mil metros quadrados, no bairro do Itaquera, estão instalados três campos de futebol com medidas oficiais, além de ampla estrutura, como sala de fisioterapia, lavanderia, refeitório, departamento médico, sala de reuniões, sauna e piscina e 22 suítes que são usadas para alojar jogadores de categorias de base.

Vila Olímpica (CT do Parque Ecológico)
A Vila Olímpica está localizada na Rodovia Ayrton Senna, próxima ao Parque Ecológico do Tietê. Dispõe de quatro campos de futebol com medidas oficiais, vestiários e sala de imprensa. A área tem 270 mil metros quadrados e deverá ser equipada com quadra poli esportiva, piscina, departamento médico, refeitório, lavanderia e edifício administrativo

Comentários