São Paulo Futebol Clube

O São Paulo Futebol Clube é uma associação esportiva brasileira. Fundado em 1930 e refundado em 1935 após um breve período de inatividade, é um dos principais clubes esportivos do país e do mundo, com grande tradição no futebol, boxe, atletismo, vôlei, ginástica artística, basquete, saltos ornamentais, entre outros.

O São Paulo Futebol Clube é um dos clubes mais bem sucedidos do futebol brasileiro, conquistou vinte e dois campeonatos estaduais, seis Campeonatos Brasileiros (e é o único a conquistá-lo três vezes seguidas em 2006, 2007 e 2008), três Libertadores e três Mundiais.

O Tricolor do Morumbi também é um dos maiores clubes do mundo ocupando a sexta colocação segundo a Folha de São Paulo. Já para a IFFHS, órgão de estátistica reconhecido pela FIFA, o Tricolor Paulista é o 10º melhor clube atualmente e o 20º melhor de todos os tempos.

No âmbito nacional, o São Paulo Futebol Clube só deixa de estar na primeira colocação no Ranking da CBF, onde aparece em quinto. Já pelas classificações da revista Placar, Folha de São Paulo e RSSSF ele aparece sempre em primeiro.

Segundo a revista de esportes Placar, o São Paulo Futebol Clube é o segundo time de futebol que mais vezes cedeu jogadores em convocatórias para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, atrás apenas do Botafogo [carece de fontes?]. Porém outras fontes colocam o Tricolor do Morumbi como o clube que mais cedeu jogadores à seleção em Copas do Mundo. Além de ser um dos dois únicos clubes (o outro é o Palmeiras) a ceder jogadores em todas as cinco conquistas brasileiras da Copa do Mundo e é o único clube do mundo a ter jogadores convocados para todas as Copas do Mundo após a Segunda Guerra Mundial — de 1950 em diante.

Comentários