Conmebol anuncia retorno da Supercopa dos Campeões

(Foto: Martín Fernandez)

Por Redação Blog do Esporte


A Conmebol também aproveitou o anúncio da final da Libertadores e Sul-Americana de 2020, que acontecerão no Brasil e Argentina, respectivamente, para anunciar o possível retorno de um torneio disputado nos anos 90: a Supercopa dos Campeões da Libertadores, que terá todos os clubes que já conquistaram o torneio em sua história.

A ideia veio à tona com a notícia da mudança dos Mundial de Clubes de 2021, que será disputado entre junho e julho, em local a ser definido, e que contará com 24 clubes. Os times sul-americanos terão seis vagas garantidas e a Fifa deixou a cargo das Federações definir o critério de classificação.

Com isso, as vagas para o Mundial ficariam assim: duas vagas para os últimos campões da Libertadores, duas vagas para os últimos campeões da Sul-Americana e duas vagas para os campeões da Supercopa dos Campeões.

A CBF, por falta de datas, foi contra a criação de um novo torneio.

“Quando houve a colocação dessa possibilidade, imediatamente manifestei que não há hipótese dos clubes brasileiros participarem desse torneio. Não temos nenhuma data disponível e não iremos sacrificar as férias e o período de pré-temporada no Brasil”, disse Rogério Caboclo, presidente da CBF.

Caso haja campeão repetido nos torneios continentais nos próximos anos, seria aberta mais uma vaga pela Supercopa. A ideia inicial era classificar os quatro últimos campeões da Libertadores, o que beneficiaria Grêmio e River Plate, mas resolveu prestigiar a Copa Sul-Americana.

Veja os times que entrariam na Supercopa dos Campeões da Libertadores*:

* Caso não vençam nenhuma competição continental em 2019 e 2020

BRASIL (10)

Santos
Cruzeiro
Flamengo
Grêmio
São Paulo
Vasco
Palmeiras
Internacional
Corinthians
Atlético-MG

ARGENTINA (8)

Independiente
Racing
Estudiantes
Boca Juniors
Argentinos Juniors
River Plate
Vélez Sarsfield
San Lorenzo

URUGUAI (2)

Peñarol
Nacional

COLÔMBIA (2)

Atlético Nacional
Once Caldas

CHILE (1)

Colo-Colo

PARAGUAI (1)

Olimpia

EQUADOR (1)

LDU

Comentários