Portugal bate Argentina nos pênaltis e avança para semifinal

Portugal superou a Argentina, neste sábado, e avançou para a semifinal do Mundial Sub-20. As duas seleções fizeram um confronto equilibrado e ficaram no 0 a 0 durante o tempo regulamentar e a prorrogação, jogando em Cartagena, na Colômbia. Nos pênaltis, vitória europeia por 5 a 4.

Os portugueses agora esperam o vencedor do duelo entre Nigéria e França, que será realizado no próximo domingo, às 17h (de Brasília).

Na primeira fase, Portugal se classificou na primeira colocação, em um grupo que também contava com Camarões, Nova Zelândia e Uruguai. Com um magro 1 a 0, os europeus bateram a Guatemala nas oitavas de final.

A Argentina também liderou o grupo, a frente de México, Inglaterra e Coreia do Norte. No primeiro mata-mata, em um jogo de polêmicas marcações de pênaltis, bateu o Egito por 2 a 1.

Os argentinos conquistaram a Copa do Mundo Sub-20 em seis oportunidades (1979, 1995, 1997, 2001, 2005 e 2007), enquanto os portugueses foram bicampeões em 1989 e 1991, com a geração liderada por Luis Figo.

Antes do encontro deste sábado, as duas seleções haviam se enfrentado duas vezes em Mundiais Sub-20, com duas vitórias europeias. Jogando em casa, em 1991, Portugal venceu por 3 a 0. A Argentina teve três jogadores expulsos na oportunidade.

Quatro anos mais tarde, no Catar, Dani fez o gol da vitória lusa por 1 a 0, na fase de grupos. Apesar da derrota, os argentinos sagraram-se campeões daquela Copa do Mundo, enquanto os portugueses ficaram em terceiro.

O jogo

A Argentina iniciou a partida com o domínio das ações, mas tinha pela frente um adversário bem armado e disposto a aproveitar falhas de sua defesa. A primeira chance foi dos sul-americanos, aos 19min, mas o arremate de Lamela não foi na direção certa.

A resposta dos portugueses foi rápida. Aos 21min, Rui Caetano finalizou com consciência e parou em grande intervenção do goleiro Andrada.

No segundo tempo, Lamela seguia como a grande esperança argentina. Logo aos 3min, o meio-campo da Roma, da Itália, proporcionou mais um susto ao rival europeu. Até o fim do tempo regulamentar, o confronto seguiu equilibrado, com os goleiros Andrada e Mika levando vantagem sobre os ataques.

Na prorrogação, Portugal ficou muito próximo do gol na conclusão de Rafael Lopes que terminou na trave. Superior na parte física, a equipe europeia criou as melhores oportunidades, porém não conseguiu balançar as redes.

Nos pênaltis, as maiores emoções da partida. A Argentina chegou a abrir 3 a 1 no placar depois das defesas de Andrada nos chutes de Danilo e Roderick. Mas Portugal conseguiu igualar o placar, já que Perez e Ruiz perderam dois chutes de forma seguida. Nas cobranças alternadas, o goleiro Mika parou o arremate de Tagliafico e virou o herói em campo: 5 a 4.

Comentários