Coronavírus: CBV cancela Superliga Feminina de Vôlei; masculina segue paralisada

(Foto: Divulgação/CBV)


Após reunião com os clubes nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Vôlei determinou o cancelamento da Superliga Feminina de vôlei. Na conversa, ficou decidido que não haveria tempo hábil para terminar a edição 2019/2020 por conta da pandemia do coronavírus. Como a previsão é que a crise de saúde ainda dure pelo menos mais dois meses, os clubes precisariam esperar para tentar dar prosseguimento ao torneio em junho. A Superliga Masculina seguiria pelo mesmo caminho, mas os clubes mudaram de ideia após reunião nesta tarde. A competição ficará paralisada por mais um mês, quando terão uma nova reunião para definir os próximos passos.

Com a decisão, a Superliga Feminina 2019/2020 ficará sem campeão definido. As equipes se preparavam para as disputas das quartas de final. O Praia liderou a primeira fase, com 58 pontos, seguido muito perto por Sesc (57) e Minas (57). No masculino, ainda falta uma rodada para fechar a primeira fase, com Taubaté liderando com 54 pontos e o Cruzeiro logo atrás, com 53.

Esta será a primeira vez na história que a Superliga terminará sem um campeão. Desde 1976, com a organização do primeiro campeonato nacional, em todas as temporadas uma equipe levantou o troféu.

No feminino, as equipes decidiram que a longa espera seria inviável para algumas delas, já que os contratos da maioria dos atletas se encerra em maio e os clubes não teriam orçamento para estender esse prazo. Além disso, é difícil saber como ficará o calendário mundial. Se os Jogos Olímpicos se mantiverem na data planejada, seria difícil encaixar a reta final da Superliga nesse espaço.

- Diante do quadro que se apresenta, com muita incerteza e insegurança no que diz respeito à saúde, acredito que a decisão tomada foi a melhor possível. É um momento difícil e complicado. O melhor que temos a fazer é acatar as orientações da Organização Mundial de Saúde, e essa entidade é muito clara ao determinar que todos os que puderem devem se recolher em seus lares - disse o técnico José Roberto Guimarães, do São Paulo-Barueri.

A CBV confirmou o cancelamento em nota oficial após o fim da reunião, assim como o fim do ranking da Superliga Feminina, ponto que gerou polêmica na última semana.

- Mais uma vez colocamos nossa opinião, pelo fim do campeonato visando o bem de todos os envolvidos, e demos direto de voto aos clubes. A maioria demonstrou pensar como a CBV e está decretado o fim desta temporada. Em relação a decisão pelo ranking e pelas estrangeiras, houve um equilíbrio maior na votação, mas também está tudo definido. Sentimos muito por ver a Superliga terminar dessa forma, mas sabemos que é absolutamente necessário - disse Renato D'Ávila, Superintendente de Competições Quadra da CBV.

No masculino, a intenção da CBV era seguir o mesmo caminho. E, até o início da reunião, também era o consenso entre os clubes. Há, porém, a preocupação com o pagamento do salário dos jogadores até o fim do contrato. A aposta, então, por 10 votos a três, foi de esperar mais um mês antes de definir o cancelamento.

- A CBV entende que a melhor decisão neste momento seria encerrar a competição, mas, como sempre, foi colocado em votação e por 10 a três venceu a opção de nos reunirmos novamente daqui a um mês para debater o assunto mais uma vez. Enquanto isso, a Superliga Masculina 19/20 segue paralisada - disse D'Ávila.

Confira a nota oficial da Superliga Feminina:

"Dando sequência a série de quatro reuniões agendadas com os clubes da Superliga Banco do Brasil e Superliga B, na manhã desta quinta-feira (19.03) a entidade se reuniu, através de videoconferência, com os participantes da Superliga Banco do Brasil feminina e decidiram, por meio de votação, que a competição está finalizada em virtude do coronavírus (COVID-19). Seis clubes e a Comissão de Atletas votaram pelo fim do campeonato, contra dois votos contrários. Neste caso, não há campeão e a classificação final respeita a de momento.

Outros dois assuntos foram debatidos na reunião desta quinta-feira. E também por votação, ficou definido que a Superliga Banco do Brasil 2020/2021 não terá ranking (sete votos contra quatro), e, ainda, que os clubes terão a possibilidade de contratar até três estrangeiras (seis votos contra cinco) – neste caso, os dois clubes que não estavam classificados para o playoff também têm direito a votação, diferente da decisão pelo fim do campeonato, já que Flamengo e Pinheiros não estariam mais na disputa.

Após o fim da reunião, a temporada 2019/2020 termina desta forma: Dentil/Praia Clube (MG), Sesc RJ, Itambé/Minas (MG), Sesi Vôlei Bauru (SP), Osasco Audax São Cristóvão Saúde (SP), São Paulo/Barueri (SP), Fluminense (RJ), Curitiba (PR), Pinheiros (SP), Flamengo (RJ), Valinhos Vôlei (SP) e São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP).

A CBV, que conta com um comitê de crise composto por área técnica, médica e jurídica, entre outros, apresentou a proposta pela conclusão do campeonato, já que a preocupação da entidade com a saúde está acima de qualquer outra questão. Após a decisão, então, a entidade recomendou que todos os clubes liberem suas atletas de treinamento e que as mesmas permaneçam em casa, seguindo as recomendações das autoridades da saúde.

“Mais uma vez colocamos nossa opinião, pelo fim do campeonato visando o bem de todos os envolvidos, e demos direto de voto aos clubes. A maioria demonstrou pensar como a CBV e está decretado o fim desta temporada. Em relação a decisão pelo ranking e pelas estrangeiras, houve um equilíbrio maior na votação, mas também está tudo definido. Sentimos muito por ver a Superliga Banco do Brasil terminar dessa forma, mas sabemos que é absolutamente necessário”, declarou o Superintendente de Competições Quadra da CBV, Renato D´Avila.

A última das quatro reuniões virtuais será realizada ainda nesta quinta-feira, com os clubes participantes da Superliga Banco do Brasil masculina.

VOTAÇÃO DOS CLUBES E COMISSÃO DE ATLETAS
Futuro da Superliga Banco do Brasil 19/20 (7 a 2)
Dentil/Praia Clube – Encerrar a temporada
Sesc RJ – Encerrar a temporada
Itambé/Minas – Aguardar para nova definição
Sesi Vôlei Bauru – Aguardar para nova definição
Osasco Audax São Cristóvão Saúde – Encerrar a temporada
São Paulo/Barueri – Encerrar a temporada
Fluminense – Encerrar a temporada
Curitiba – Encerrar a temporada
Comissão de Atletas – Encerrar a temporada"

VOTAÇÃO NA SUPERLIGA MASCULINA:

VOTAÇÃO DOS CLUBES E COMISSÃO DE ATLETAS

EMS Taubaté Funvic – Encerrar a temporada
Sada Cruzeiro – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
Sesc RJ – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
Sesi-SP – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
Vôlei Renata – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
Fiat/Minas – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
Apan Blumenau – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
Vôlei UM Itapetininga – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
Pacaembu/Ribeirão Preto – Encerrar a temporada
Denk Academy Maringá Vôlei – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
América Vôlei – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
Ponta Grossa Vôlei – Seguir paralisada e realizar uma nova reunião
Comissão de Atletas – Encerrar a temporada

Globo Esporte

Comentários