Thomas Bach diz que COI pode ajudar a custear vacina para participantes das Olimpíadas

(Foto: Reuters)


Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, deu início nesta segunda-feira à série de compromissos oficiais que terá em sua primeira visita a Tóquio desde o adiamento das Olimpíadas por conta da pandemia de coronavírus. Mais uma vez, apesar do aumento do número de casos no Japão, o dirigente voltou a reafirmar a confiança na realização dos Jogos e na presença de público nas arquibancadas.

- Estamos montando uma enorme caixa de ferramentas na qual colocaremos todas as diferentes medidas que podemos imaginar (para que os Jogos sejam realizados). No próximo ano, poderemos tirar as ferramentas certas desta caixa e aplicá-las para garantir um ambiente seguro para todos os participantes dos Jogos. Isso nos deixa muito, muito confiantes de que podemos ter espectadores nos estádios olímpicos no próximo ano – afirmou.

Bach também garantiu que o COI não medirá esforços para garantir que o máximo de participantes e torcedores estejam vacinados contra o coronavírus à época das Olimpíadas. Na última semana, uma pesquisa local mostrou que a maioria da população japonesa acredita que o ideal seria adiar os Jogos ao menos em um ano – ou até cancelar a edição. Nesta segunda, um pequeno grupo de manifestantes chegou a protestar em frente ao edifício que Bach dava uma coletiva de imprensa.

A notícia do avanço na criação de uma vacina, porém, deu esperança aos organizadores. O comitê afirma, porém, que continuará planejando medidas para que as Olimpíadas sejam realizadas em segurança mesmo que não haja uma vacina até lá.

- Para proteger o povo japonês, e em respeito ao povo japonês, o COI fará um grande esforço para que os participantes olímpicos e visitantes cheguem aqui vacinados se, então, houver vacina disponível. A primeira prioridade é que haja vacina para enfermeiras, médicos e para as pessoas que mantêm a nossa sociedade viva. Se, depois disso, a vacina estiver disponível, o COI poderá custear para que possamos oferecer a vacina aos participantes (das Olimpíadas). Juntos podemos fazer dos Jogos Olímpicos e da chama olímpica a luz no fim do túnel em que todos nós estamos durante a crise do coronavírus – afirmou Bach.

Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, Thomas Bach afirmou ainda ser impossível definir o custo extra diante do adiamento das Olimpíadas. Primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga afirmou que vai trabalhar ao lado do COI até a realização dos Jogos no ano que vem.

Bach tem uma série de compromissos oficiais na capital japonesa até terça-feira. O presidente do COI, que chegou ao Japão no domingo, vai se encontrar com membros do comitê organizador e do governo japonês para definir os próximos passos na organização das Olimpíadas. Nesta terça, também, está prevista uma visita ao Estádio Olímpico, principal sede dos Jogos. Adiadas por conta da pandemia de coronavírus, as Olimpíadas estão previstas para serem realizadas entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021.

Globo Esporte

Comentários