FIA aprova calendário da Fórmula 1 2021 com recorde de 23 corridas e etapa em Interlagos

(Foto: Getty Images)


O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou nesta quinta-feira o calendário da temporada 2021 da Fórmula 1 com um recorde de 23 corridas. O GP de São Paulo, em Interlagos, está confirmado para o dia 14 de novembro. A abertura do campeonato será no dia 21 de março, na Austrália, e o encerramento está marcado para 5 de dezembro, em Abu Dhabi.

Apesar da aprovação das 23 datas, ainda há duas pendências para o calendário: a primeira é relacionada ao dia 25 de abril, data originalmente reservada para o GP do Vietnã; questões políticas internas e a prisão do principal responsável pelo evento deixam a prova em suspenso. Além disso, o GP da Espanha ainda depende de assinatura de acordo comercial, o que deve acontecer ainda no fim deste ano.

A grande novidade do calendário é o GP da Arábia Saudita, num circuito a ser montado nas ruas de Jidá, no dia 24 de novembro. O evento recebeu críticas pesadas da Anistia Internacional pelas acusações de violações de direitos humanos no país asiático.

Nenhum dos eventos adicionados excepcionalmente ao calendário de 2020 devido à pandemia de coronavírus permanecerá em 2021. Ou seja, as corridas nos circuitos de Mugello (GP da Toscana), Nürburgring (GP de Eifel), Portimão (GP de Portugal), Imola (GP da Emilia-Romagna) e Istambul (GP da Turquia) não serão realizadas.

Por outro lado, estão de volta as pistas de Melbourne (Austrália), Xangai (China), Monte Carlo (Mônaco), Baku (Azerbaijão), Montreal (Canadá), Paul Ricard (França), Marina Bay (Singapura), Suzuka (Japão), Austin (Estados Unidos), Cidade do México (México), além de Interlagos, todas fora do Mundial de 2020 devido à pandemia.

Também consta do calendário de 2021 o GP da Holanda, em Zandvoort, circuito que voltaria a ter uma prova de F1 em 2020, mas que acabou fora da programação. No entanto, o evento, que em 2020 estava marcado para o começo de maio, foi transferido para setembro, em 2021.

A etapa holandesa, aliás, será disputada entre as corridas da Bélgica e da Itália, e estas três provas serão marcadas em três fins de semana consecutivos. A outra trinca de provas seguidas será realizada no fim de setembro/começo de outubro, com as provas de Rússia, Singapura e Japão. Em 2020, devido às necessidades de ajuste de calendário, por três vezes foram realizados GPs por três fins de semana seguidos.


CALENDÁRIO DA FÓRMULA 1 2021

DATAGRANDE PRÊMIOCIRCUITO
21 DE MARÇOAUSTRÁLIAMELBOURNE
28 DE MARÇOBAREINSAKHIR
11 DE ABRILCHINAXANGAI
25 DE ABRILA CONFIRMARA CONFIRMAR
9 DE MAIOESPANHABARCELONA*
23 DE MAIOMÔNACOMONTE CARLO
6 DE JUNHOAZERBAIJÃOBAKU
13 DE JUNHOCANADÁMONTREAL
27 DE JUNHOFRANÇAPAUL RICARD
4 DE JULHOÁUSTRIASPIELBERG
18 DE JULHOINGLATERRASILVERSTONE
1º DE AGOSTOHUNGRIAHUNGARORING
29 DE AGOSTOBÉLGICASPA-FRANCORCHAMPS
5 DE SETEMBROHOLANDAZANDVOORT
12 DE SETEMBROITÁLIAMONZA
26 DE SETEMBRORÚSSIASOCHI
3 DE OUTUBROSINGAPURAMARINA BAY
10 DE OUTUBROJAPÃOSUZUKA
24 DE OUTUBROESTADOS UNIDOSAUSTIN
31 DE OUTUBROMÉXICOHERMANOS RODRÍGUEZ
14 DE NOVEMBROSÃO PAULOINTERLAGOS
28 DE NOVEMBROARÁBIA SAUDITAJIDÁ
5 DE DEZEMBROABU DHABIYAS MARINA


Globo Esporte

Comentários