Alfinetadas: Interior mostra crescimento nos estaduais, mas emissoras 'ignoram' este fator

Rogério Moroti/Agência Botafogo

Por Redação Blog do Esporte


Podemos estar apenas no começo da temporada, mas os Campeonatos Estaduais já começaram com algumas surpresas e até "zebras" que podem surpreender na busca pelo título. Exemplo disso foi a goleada do Audax em cima do São Paulo e a vitória do Novo Hamburgo em cima do Internacional.


No entanto, boa parte desta fase passa despercebida pela grande massa noticiosa, que busca incessantemente falar de clubes "maiores" e esquecer placares como o 4 a 2 sofrido pelo tricolor paulista. Pode ser visto como algo comum, mas isso é uma prática que deveria ser repensada.

Exemplo desta "ignorância" foi a partida entre Palmeiras e Botafogo realizada no Allianz Parque. Mesmo com a vitória do alviverde por 1 a 0, o Pantera deu sufoco para os mandantes e por pouco não estragou a "festa" de abertura. No entanto, certas emissoras ignoraram a fato, enaltecendo o jogo e tática do Palmeiras e minimizando o outro clube, que mesmo ainda formando o elenco para a temporada, deu sufoco para um time "grande" já bem estruturado.

A mesma coisa aconteceu em um portal nacional de notícias esportivas que, ao noticiar o jogo, classificou a equipe de Ribeirão Preto como "Botinha", o que minimizou mais ainda a história que o Pantera tem dentro e fora do estado de São Paulo. Isso demonstra a falta de preparo em um site de expressão ao dar a notícia e aos jornalistas de renome que participaram da transmissão.

Por mais que exista um domínio gritante dos "grandes" da capital e do litoral, menosprezar a história do interior é de longe um desrespeito e antiético por parte dos jornalistas. Neste momento, a imparcialidade deixou de existir e o fanatismo e o "jeitinho" brasileiro tomaram conta.

Precisamos respeitar a história de cada um, com suas devidas proporções, ou então o futebol brasileiro nunca vai sair dessa mistura de campeão mundial com o amadorismo das competições estaduais e nacionais.

Comentários