Ponto de Opinião: Botafogo-SP mostra como o Brasileiro está difícil e sendo um "repeteco" de 2016

(Foto: Agência Botafogo)

Por Nicholas Araujo
Redação Blog do Esporte


A derrota para o São Bento por 2 a 0 no último domingo (13) não só derrubou o Botafogo na tabela do campeonato como mostrou que a série C do Campeonato Brasileiro não é tão fácil como parece. A liderança do Pantera no primeiro turno se deu por um grupo equilibrado, que mais empatou do que venceu e, consequentemente, disparou o tricolor na liderança pelos três pontos conquistados nas partidas no Estádio Santa Cruz.

A derrota foi dura para um Botafogo que não apresentou uma força tática, abusou dos passes errados e entrou em campo com um "jogador a menos". Francis não se encaixou na partida, foi peça perdida para os donos da casa, mas o técnico Rodrigo Fonseca insistiu nele no segundo tempo.

O resultado disso foi a troca de Murilo, volante, por Wesley, atacante, o que deixou aberto a defesa para o segundo gol do time de Sorocaba. Apático, o Botafogo aceitou a derrota e despencou para a quarta colocação do grupo. O time contou com o possível abandono do Mogi Mirim para perder posições para São Bento, Tupi (que venceu na rodada) e Ypiranga (que contou com o WO do Sapão).

Podemos até arriscar que a campanha do Pantera contou com deslizes de adversários diretos como São Bento, Volta Redonda e Tupi. Enquanto a série C é a "divisão do empate", o Botafogo disparava por vencer em casa. Com a queda de rendimento, apareceram os problemas, os maus resultados e a descida na classificação.

A campanha até se iguala em alguns aspectos com 2016, quando o Pantera chegou como atual campeão da série D, candidato ao título da terceirona, mas acabou ficando pelo caminho.

Não digo que a campanha foi ilusória, mas estamos vendo uma nova realidade que torcedor nenhum gostaria de sentir. Ainda dá para classificar, mas enquanto o Pantera era dito como a equipe "para o acesso", hoje a série B ficou um pouco distante.

Vamos acompanhar os próximos capítulos...

Comentários