Com Herrera e novo esquema, Grêmio vence clássico

Após duas derrotas consecutivas no Campeonato Gaúcho e ainda em fase de testes quanto ao esquema tático que será utilizado na temporada, o Grêmio só conseguiu a reação na noite desta quinta-feira após mudar a formação inicial. Com o retorno dos dois atacantes e a estréia do argentino Herrera, o time venceu o clássico com o Juventude por 2 a 0 no Estádio Olímpico e segue com chances de ir à fase final do primeiro turno do Estadual.

Em novo teste para o esquema 3-6-1, considerado a primeira alternativa do técnico Celso Roth para a disputa da Libertadores da América, o Grêmio sofreu para conquistar os três pontos e só chegou ao triunfo após a alteração e o retorno da formação com dois homens ofensivos.

Depois de ser batido pelo Veranópolis com o time misto e cair no clássico com o Internacional no último final de semana, o Grêmio obteve a reação diante de outro rival tradicional e salta da penúltima posição para a quarta colocação do Grupo B, zona limita para a classificação às quartas-de-final.

Com 10 pontos ganhos em seis rodadas, o time tricolor ainda é superado por Ypiranga, Santa Cruz e São Luiz na chave. Já o Juventude, que tem dois a menos, estaciona na quinta posição do Grupo A e buscará a vaga no próximo domingo, quando encara o São Luiz no Alfredo Jaconi. No mesmo dia, o Grêmio visita o Avenida no Estádio dos Eucaliptos.

Mesmo tendo relacionado três atacantes para a partida desta quinta-feira, Alex Mineiro, Jonas e Herrera, apenas o primeiro foi escalado como titular no esquema 3-6-1 montado pelo técnico Celso Roth. E apesar disso, o Grêmio dominou a primeira etapa e criou as melhores chances para abrir o placar.

Com a tática de explorar as jogadas pelas laterais, o time tricolor ameçou pela primeira vez aos 9min, quando Ruy desceu pela direita e cruzou para um desvio de cabeça de Diogo na pequena área. Atento, o goleiro Gatti saltou e salvou o gol gremista.

Em seguida, o time visitante arriscou finalizações de fora da área e, quando não errou o alvo, parou na presença do goleiro do Juventude. Também de longe, aos 37min, Tcheco mandou a bola perto da trave adversária e por pouco não balança as redes. Em seguida, Gatti voltou a trabalhar em um chute forte do ex-são-paulino Souza. No rebote, Tcheco voltou a falhar na mira e jogou para fora.

Se não conseguia abrir o placar, aos 42min o Grêmio só não foi vazado graças à presença do goleiro Victor. Depois de ver Francismar tabelar com Ivo e entrar livre na área, o camisa um defendeu uma finalização cara-a-cara e evitou a abertura do placar. No lance seguinte, Gatti fez o mesmo do outro lado ao pegar finalização de Souza, após grande jogada individual.

Na volta dos vestiários, após os insistentes apelos da torcida, Roth mandou a campo um novo atacante com a entrada de Jonas no lugar de Rafael Marques. E logo nos primeiros lances foi possível ver que a alteração fez o efeito esperado e o Grêmio passou a ser mais ofensivo do que mostrou nos primeiros 45 minutos.

Em sua primeira boa participação, o ex-atacante de Portuguesa e Santos foi acionado em velocidade e, já dentro da área, carimbou a trave do Juventude. Na seqüência, aos 3min, Ruy recebeu de Alex Mineiro no lado direito do ataque, penetrou na zaga adversária e bateu cruzado para vencer Gatti pela primeira vez na noite.

Com a entrada de um novo jogador ofensivo, o time mandante criou mais chances de gol e contava ainda com os avanços dos meias Souza e Tcheco, que testou para fora aos 15min, após cruzamento de Ruy. Já aos 21min, a tarefa do time tricolor foi facilitada com a expulsão de Mineiro, que cometeu falta em William Magrão no meio-campo.

Nos últimos 15 minutos de partida, Roth resolveu promover a reestréia do argentino Herrera, que volta ao Olímpico após se destacar com a camisa do Corinthians na temporada passada. Com a manutenção do esquema com dois atacantes, o jogador entrou na vaga de Alex Mineiro e incendiou o final de partida.

Aos 32min, depois de tabela entre Souza e Jonas, o argentino se antecipou à zaga e testou por cima do gol. Em seguida, o ex-corintiano encontrou espaços na entrada da área e finalizou rente à trave esquerda de Gatti.

Mas aos 41min, coroando o seu retorno ao clube, Herrera fez bonita tabela com Souza e deixou o meia em boas condições para marcar. Na frente de Gatti, o ex-são-paulino mostrou tranqüilidade e só tocou no canto esquerdo para fechar o placar e selar a recuperação do Grêmio.

Comentários