Homenagens e estádio lotado marcam empate do Brasil-RS

Em uma noite de muitas homenagens e com o Estádio Bento Freitas tomado pela torcida xavante, o Brasil de Pelotas empatou na estréia do Campeonato Gaúcho. A partida, que terminou com o empate por 3 a 3 com o Santa Cruz, nesta terça-feira, foi o primeiro jogo do time de Pelotas depois do acidente que matou três integrantes da delegação, no último dia 16.

Na ocasião, o elenco voltava de um amistoso contra o próprio Santa Cruz, no km 150 da BR-392, em Canguçu, no Rio Grande do Sul, e o ônibus da equipe caiu em um barranco matando o zagueiro Régis, o ídolo e atacante Cláudio Milar e o preparador de goleiro Giovani Guimarães.

Com o estádio lotado e muitas faixas de incentivo com fotos das vítimas e gritos de guerra, antes mesmo de o jogo começar, o clima já era de emoção. Um grupo de 13 uruguaios entrou em campo com uma bandeira com a foto de Milar no centro.

Autor de mais de 100 gols pelo clube gaúcho, Milar era um dos grandes ídolos da torcida e conquistou com o Brasil de Pelotas o título da segunda divisão do Campeonato Gaúcho de 2004, ano em que também se tornou o maior artilheiro da história da competição, com 33 gols.

Além dos familiares das vítimas e de grande parte da torcida xavante, quem também esteve no Bento de Freitas foi Dunga, técnico da Seleção Brasileira, que demonstrou todo seu apoio após a tragédia do dia 16 de janeiro.

Com o apito inicial do árbitro, a partida foi bastante agitada. Mesmo com todo apoio de sua torcida o clube visitante saiu na frente do marcador. Aos 13min, após chute de longe, o goleiro Danrlei falhou, soltou a bola e Eraldo marcou no rebote.

Não demorou muito para sair o gol de empate do Brasil. Aos 25min, Adriano Sella chutou de longe, a bola desviou em Juliano e enganou o goleiro Cássio. Daí em diante, o Brasil passou a dominar a partida.

A poucos minutos do fim do jogo, aos 39min, Lyndson entrou na área, caiu ao ser tocado por Vinícius. O árbitro marcou a penalidade e mostrou o cartão amarelo para o zagueiro. Kelson cobrou o pênalti no canto esquerdo de Cássio, que saltou bem, mas não alcançou. Era a virada do time da casa.

A torcida empurrava e, ainda no primeiro tempo, o Brasil conseguiu fazer o terceiro. Magno cruzou em cobrança de falta pela esquerda e Alex Martins desviou para o fundo da rede, aos 44min.

No entanto, a alegria durou pouco e a reação do Santa Cruz começou aos 46min, quando Emanuel cruzou em cobrança de falta pela direita, ninguém cortou e Eraldo marca mais um, de cabeça, o seu segundo na partida.

Para o segundo tempo, tudo levava a crer que o Brasil conquistaria o triunfo em Pelotas, mas aos 28min da etapa final, o gol de empate do Santa Cruz. Pelo lado direito da área, Eraldo carregou, chutou forte e cruzado, a bola desviou e terminou no fundo das redes de Danrlei, dando números finais ao duelo.

Comentários