Após acordo com Los Angeles, Paris será sede dos Jogos Olímpicos de 2024

(Foto: Reprodução)

Por Redação Blog do Esporte


O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nessa segunda-feira (31) que Paris sediará os Jogos Olímpicos de 2024. A informação inicial foi publicada pelo “Los Angeles Times” e em seguida divulgada nas redes sociais. A capital francesa entrou em um acordo com a concorrente de Los Angeles, que agora sediará os Jogos de 2028.


O COI realizou diversas reuniões, audiências e conversas para definir os impasses entre as duas candidaturas, e após muitas conversas, os americanos aceitaram ceder a candidatura de 2024 para Paris. A capital de França receberá a próxima edição das Olimpíadas após Tóquio 2020.

“Paris está muito feliz em trabalhar ao lado do COI e de Los Angeles para uma solução boa para todas as partes, para a Olimpíada e para o Movimento Olímpico. O anúncio de hoje é um progresso visando a Assembleia de setembro, em Lima. Agora, queremos trabalhar em conjunto com Los Angeles para Jogos de sucesso em 2024 e 2028”, disse Tony Estanguet, vice-presidente do Comitê Paris 2024.

Em 13 de setembro, o COI fará a sua Assembleia onde vai confirmar o acordo. Além disso, o Comitê adiantou que irá auxiliar Los Angeles 2028 com US$ 1.8 bilhão de dólares, cerca de R$ 5,6 bilhões de reais.

“O COI festeja esta decisão do Comitê de Candidaturas Olímpica e Paralímpica de Los Angeles. E temos o prazer de divulgar o contrato 2028 da cidade-sede de forma transparente e no momento correto. Los Angeles apresentou uma excelente candidatura que abrange as prioridades de sustentabilidade da Agenda Olímpica 2020, maximizando o uso das instalações existentes e incentivando o envolvimento dos mais jovens no Movimento Olímpico. Portanto, estamos muito felizes que, como parte deste Contrato da Cidade Anfitriã, possamos aumentar o acesso da juventude da cidade ao esporte e incentivar o estilo de vida saudável da cidade nos próximos 11 anos. Estamos muito confiantes de que podemos chegar a um acordo tripartite sob a liderança do COI com Los Angeles e Paris em agosto, criando uma situação de ganho para os três parceiros. Este acordo será apresentado à Sessão do COI em Lima, em setembro, para ratificação”, disse Thomas Bach, presidente do COI.

Los Angeles será sede dos Jogos pela terceira vez. A primeira aconteceu em 1932 e depois em 1984. Paris já sediou as Olimpíadas por duas vezes. A primeira ocorreu em 1900, a segunda edição na Era Moderna. Em seguida, recebeu o evento em 1924.

Comentários