5 receitas de café da manhã diferentes do pãozinho

(Foto: Shutterstock)


Receitas de café da manhã diferentes podem te tirar da rotina do café preto e pãozinho com manteiga. Não é tão difícil e você ainda pode ganhar em saúde e disposição logo de manhã!

Para te ajudar a manter o foco na alimentação saudável desde a primeira refeição separamos 5 receitas de café da manhã diferentes. Tem para todos os gostos, do vegetariano ao comilão, passando por aqueles que não conseguem comer nada sólido quando acordam. 

Receitas de café da manhã diferentes 

Pãozinho fake de abóbora

A textura se parece com a do pão de queijo, mas não tem queijo. Dá para fazer um montão e congelar para levar de lanche ou assar todas as manhãs durante a semana.

Rende: 20-22 pãezinhos

Ingredientes

200g de polvilho doce
200g de polvilho azedo
200 g de abóbora amassada
1 xícara de farinha de aveia
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de salsa desidratada
100ml de água quente
Sal rosa a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture os ingredientes secos. Adicione os ingredientes molhados e misture bem. Reserve na geladeira por 1 hora. Besunte as mãos com azeite de oliva e faça bolinhas com a massa. Modele tipo pão de queijo. Arrume as bolinhas em uma assadeira e leve para o forno médio por 30 minutos.

Crepioca proteica de batata-doce

O inhame também é uma opção para variar essa receita. Para facilitar o preparo, vale a dica de cozinhar uma quantidade suficiente, com a casca, e guardar em um pote vedado na geladeira por até sete dias. Na hora de preparar, basta retirar da geladeira e amassar na receita. 

Ingredientes

2 ovos
40 gr de batata doce cozida e amassada 
6 cs de goma de tapioca hidratada
Fio de azeite
Sal a gosto
Chia a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador primeiro os ovos e depois acrescente os outros ingredientes. Pode ser também com um mixer ou com um garfo. No fogo baixo, faça em uma frigideira com tampa e doure dos dois lados. Essa quantidade rende duas crepiocas.

Pudim de chia e frutas vermelhas

Pode ser preparada com qualquer tipo de leite (vegetal ou animal), iogurte ou coalhada. Essa é uma das receitas de café da manhã que você precisa prepara na noite anterior para ficar no ponto perfeito. Além dos antioxidantes, é rica em fibras e proteínas, o que ajuda a saciar a fome até a próxima refeição.

Ingredientes

1/2 xícara de leite de amêndoas, de coco ou de aveia (ou iogurte)
1 col. de sopa de sementes de chia
1 banana bem madura cortada (divida a banana ao meio)
1/2 xíc. de frutas vermelhas (morangos, amoras, uvas ou framboesas)
1 col. de sopa de sementes de abóbora crua ou de gergelim
1/2 xícara de nozes ou amêndoas ou castanhas 

Modo de preparo

Prepare na noite anterior para dar tempo da chia absorver o líquido e inchar, deixando a mistura mais cremosa. Amasse metade da banana, coloque a chia, o leite vegetal e misture. Deixe na geladeira em um vidro fechado (aqueles potes de vidro com tampa são ótimos) por 30 minutos. Corte as frutas como desejar e monte seu pote intercalando o creme que estava na geladeira com as frutas picadas, as castanhas (ou nozes ou amêndoas) e as sementes. Finalize com frutas e sementes no topo. Feche o pote e deixe na geladeira até a manhã seguinte. 

Suco energético

Essa é uma das receitas de café da manhã para aqueles que não conseguem comer nada sólido logo que acordam. Para esses, uma boa ideia são os sucos de frutas e legumes. Essa receita tem fibras, vitaminas, sais minerais e propriedades antioxidantes e antiinflamatórias para começar o dia cheio de energia.

Ingredientes

1 folha grande de couve lavada
1 maçã lavada com casca, cortada em pedaços e sem as sementes
1 punhado de uvas, morangos, mirtilos ou a fruta vermelha que você preferir.
1 pedaço de gengibre e um pedaço de cúrcuma
1 copo de leite de amêndoas, de coco, de aveia ou água filtrada
1 colher de sopa de manteiga de amendoim natural (sem açúcar) ou duas colheres de amendoim
Nibs de cacau ou coco ralado para enfeitar (opcional)

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata a couve com um pouco de leite vegetal ou água. Adicione a maçã, as frutas e mais um pouco de líquido para ajudar a bater. Quando estiver homogêneo adicione os demais ingredientes deixando o gelo por último. Sirva em um copo grande e tome em seguida. Se preferir fazer mais, pode ser congelado por até 5 dias. 

Omelete com abacate e espinafre

Para quem acorda cheio de apetite uma boa ideia é preparar um desses. Essa receita é rica em proteínas e também é perfeita para quem treina!

Ingredientes

1 col. chá de manteiga ou óleo de coco
2 ovos inteiros
1 xícara de espinafre lavado e cortado
Sal e pimenta preta a gosto
3 colheres de sopa de abacate ou meio avocado pequeno
2 colheres de tomate picado ou tomates-cereja (opcional)
Modo de preparo

Aqueça uma frigideira média enquanto bate os ovos até ficarem na consistência de omelete. Adicione o sal e a pimenta preta e reserve. Derreta a manteiga na frigideira, refogue o espinafre por alguns segundos e adicione os ovos batidos, mexendo sempre para que o espinafre incorpore nos ovos. Tampe por alguns minutos em fogo baixo. Vire quando um lado estiver firme e deixe terminar de cozinhar. Amasse o abacate com um garfo, coloque dentro do omelete e adicione o tomate picado e temperos. 

Comentários