O bicarbonato de sódio melhora a performance na corrida?

(Foto: Shutterstock)


O bicarbonato de sódio é visto como um produto curinga para a limpeza de utensílios domésticos. O caráter versátil da substância, segundo pesquisadores, pode se estender ao universo esportivo, mais especificamente à capacidade de auxiliar na recuperação de atletas.

Um estudo divulgado pela Plos One, plataforma de publicações científicas, sugere que o bicarbonato de sódio para corredores oferece um pequeno salto de desempenho em corridas curtas e intensas.

Os tiros na corrida tornam os músculos e o sangue mais ácidos, elevando o nível de lactato no corpo. De acordo com os pesquisadores consultados, o bicarbonato de sódio neutralizaria essa acidez e faria com que a concentração de lactato diminuísse.

A Universidade de Saarland, na Alemanha, reuniu 18 corredores para testar os efeitos do bicarbonato de sódio. Os voluntários participaram de duas sessões de corrida. Na primeira, atingiram um ritmo correspondente a 90% do limiar anaeróbio da pessoa. Na segunda, 110%.

No momento em que o corredor ultrapassa seu limiar anaeróbio, o corpo produz uma quantidade de lactato maior do que a que o atleta suporta. O resultado disso é a fadiga, que fará com que o indivíduo interrompa o exercício em instantes.

Antes de um dos testes, os corredores receberam uma dose de 0,3 gramas de bicarbonato de sódio por quilo de peso corporal. Em outro exame, ingeriram um placebo de água salgada. Com o bicarbonato, chegaram a uma velocidade de rotação significativamente maior na fase final da corrida, antes da desistência.

Vale ressaltar que, inicialmente, os cientistas da Universidade de Saarland recrutaram 25 pessoas para o estudo. Sete delas sofreram com os efeitos gastrointestinais do bicarbonato de sódio e desistiram dos testes. Os relatos apontavam dores de estômago, diarreias, náuseas, vômitos e tonturas.

Entre os especialistas brasileiros consultados pelo Ativo.com, o bicarbonato de sódio está longe de ser recomendado para o ganho de performance de atletas.

O endocrinologista Ronaldo Arkader questiona os benefícios da substância e afirma que “não há fórmula exata para fazer o tamponamento do lactato”. “Eu sou contra o uso de bicarbonato de sódio [para corredores]. Quando ele entra no sangue, vira gás carbônico, o que aumenta a frequência respiratória. A melhor forma [para não sentir a fadiga] é treinar bem o atleta e ter uma boa vascularização. Essa remoção do lactato muscular deve vir de outros artifícios”, opina.

A nutricionista Giovanna Oliveira, outra que não recomenda o bicarbonato de sódio para corredores, endossa o discurso de Arkader. Segundo ela, “não há um estudo conclusivo sobre o assunto”.

Comentários