Após indefinição de cientistas, COI adia criação de novas regras sobre transgêneros no esporte

(Foto: AFP)


Os planos do Comitê Olímpico Internacional (COI) de definir novas regras para transgêneros nos esportes olímpicos foram frustrados, e a decisão foi adiada mais uma vez. A conclusão, que era esperada para antes dos Jogos de Tóquio, esbarra na indefinição dos cientistas frente à complexidade do tema.

Segundo o tabloide britânico Guardian, a expectativa é que os cientistas definam o nível de testosterona permitido para que mulheres transgêneros possam competir profissionalmente, mas a sensibilidade do tema, além de toda a questão política que envolve, são os principais motivos para um estacionamento das pesquisas.

O COI já possui regras para transgêneros no esporte, determinadas em novembro de 2015. Antes delas, por exemplo, atletas que fizessem a transição de homem para mulher poderiam competir sem fazer cirurgia de remoção de testículos, desde que o nível de testosterona fosse mantido abaixo de 10 nanomoles por litro pelo menos 12 meses antes da competição.

Essas leis, no entanto, geraram polêmica uma vez que o nível de testosterona na mulher costuma variar de 0.12 até 1.79 nanomoles por litro, enquanto o homem tem níveis entre 7.7 e 29.4 nmol/l. Ainda de acordo com o jornal britânico, alguns cientistas acreditam que a redução dos níveis permitidos para 5 nanomoles por litro seria o mais razoável, mantendo a inclusão e a justiça no esporte.

Apesar disso, pontos levantados por outros cientistas mostram que apesar da supressão de testosterona, alguns efeito musculares das mulheres que passaram pela puberdade masculina seguem os mesmos.

A expectativa é de que até a Olimpíada de Tóquio as federações locais busquem suas próprias políticas para inclusão de transgêneros no esporte. No entanto, grande parte delas aguarda que o COI tome a dianteira.

A inclusão de transgêneros no esporte é um tema que ganhou força nos últimos anos e divide opiniões até mesmo entre os atletas. No Brasil, o caso mais famoso é da jogadora de vôlei Tifanny, que se notabilizou por ser a primeira a disputar uma partida oficial da Superliga.

Globo Esporte

Comentários