Associação alemã de atletas critica regra que proíbe gestos antirracistas nas Olimpíadas

(Foto: John Dominis/The LIFE Picture Collection via Getty Images)


A associação de atletas da Alemanha afirmou que os competidores não devem ser punidos por gestos como ajoelhar-se ou levantar o punho em apoio à igualdade racial durante as Olimpíadas de Tóquio. Isso vai de encontro da Regra 50 do Comitê Olímpico Internacional (COI), que proíbe qualquer tipo de "manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial" nas instalações e em qualquer outra área olímpica.

- As recomendações para revisar a Regra 50 deixam de lado o problema central da restrição geral à liberdade de expressão. Os atletas devem ser livres para declarar pacificamente seu apoio aos valores de nossa sociedade livre e democrática a qualquer momento. O protesto pacífico deve ser possível - disse a Associação de Atletas da Alemanha, em um comunicado.

O diretor administrativo do Athleten Deutschland, Johannes Herber, disse que estava claro que o COI atribuía maior importância à "manutenção da neutralidade política do que aos direitos fundamentais dos atletas individuais:

- Caso os atletas alemães decidam defender pacificamente valores fundamentais como a luta contra o racismo durante os Jogos Olímpicos, eles podem contar com o apoio legal nosso em caso de sanções - disse Herber.

Globo Esporte

Comentários