NBA sofre com escassez de árbitros devido a protocolos contra a Covid-19

(Foto: Getty Images)


A NBA está precisando improvisar diante da escassez de árbitros. Dos 73 profissionais que normalmente apitam na temporada regular, 10, incluindo veteranos acostumados a trabalhar nas finais, estão afastado por causa dos protocolos contra a disseminação do novo coronavírus.

De acordo com o jornal espanhol “Marca”, até o momento 24 árbitros perderam ao menos uma partida devido aos protocolos. Mas a NBA não informou quantos de fato tiveram a Covid-19 e quantos apenas foram afastados preventivamente por terem tido contato com alguém infectado.

- Os árbitros viajam em voos comerciais e queremos que eles e as equipes estejam seguros. Assim, com muita precaução, os afastamos assim que há um mínimo indício – disse o vice-presidente de desenvolvimento e treinamento de árbitros da NBA, Monty McCutchen, à ESPN.

Sem o estafe completo, a NBA promoveu seis árbitros da liga de desenvolvimento e também usou em algumas partidas apenas dois árbitros em vez dos três habituais. Os improvisos foram motivo de crítica por parte das franquias, que acreditam que o nível técnico da arbitragem foi comprometido.

Em média um árbitro da G League participava de seis a oito jogos da NBA por temporada para ganhar experiência. Mas com a necessidade para atuar diante da falta de mão de obra, alguns já superaram a marca de 25 jogos.

Globo Esporte

Comentários