Prefeitura do Rio confirma público para final da Copa América entre Brasil e Argentina

(Foto: Reprodução)


Por Redação Blog do Esporte

A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (9) que o estádio do Maracanã terá público de convidados para a final da Copa América. A autorização foi um pedido da Conmebol para que pudesse ter pessoas nas arquibancadas para o jogo entre Brasil e Argentina.

Assim, a capacidade do estádio será de 10%, com o jogo a ser realizado no sábado (10), às 21h (horário de Brasília).

Segundo a Prefeitura, a liberação acontece em caráter excepcional. A presença ficará limitada a 10% da capacidade de cada setor no estádio, que tem espaço para 78 mil pessoas.

Com isso, o público, sentado, deverá respeitar o distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa ou família. A Conmebol, organizadora do evento, ficará responsável pelo teste de Covid-19 em todas as pessoas que estiverem no estádio dentro das 48 horas anteriores ao jogo. Assim, quem testar positivo não poderá entrar.

“A gente teve a final da Copa Libertadores, liberamos para que tivesse 5 mil convidados. Eles concentraram todos em um só setor do Maracanã, o que foi um problema, a Prefeitura multou. A mudança é essa: 10% de cada setor do estádio, com um espaçamento grande entre as pessoas. São todos convidados da Conmebol e serão testados”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Segundo Paes, ele não recebeu pressão da entidade para abrir os portões do estádio. Em janeiro, na final da Taça Libertadores, a Conmebol multou o Rio por conta da aglomeração no Maracanã.

“Para ser honesto, não recebi pressão nenhuma. Não conheço ninguém da Conmebol nem da CBF. Soube pela imprensa da solicitação, a Secretaria de Saúde tomou a decisão com toda a liberdade. Não houve qualquer tipo de pressão. As regras são bastante aceitáveis. A gente não vê problema”, completou.

De acordo com o secretário municipal da saúde, Daniel Soranz, a Conmebol queria metade do estádio liberado, o que não foi aceito pela Prefeitura.

“O pedido inicial da Copa América para a Prefeitura era realizar com 50% de público, e a gente não acha adequado. Liberamos 10% de cada setor do estádio, para evitar aglomeração. Todas as pessoas terão o ambiente controlado por testagem e separada por dois metros para não ter aglomeração”, explicou.

Dois meses atrás, na final do Carioca entre Flamengo e Fluminense, a Prefeitura puniu a administração do Maracanã em R$ 14.060,72 pela presença do público.

Comentários