Estrela de goleiro brilha e Brasil leva ouro olímpico nos pênaltis contra Alemanha

(Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

Por Nicholas Araujo
Rio de Janeiro, RJ


O jogo foi nervoso, disputado e cheio de emoções. Decisivo, o Brasil foi para cima da Alemanha na disputa do ouro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e consagrou o belo trabalho de Micale à frente da seleção brasileira de futebol masculino. Com isso, o Brasil consagra sua primeira medalha olímpica na modalidade e quebra recordes na Rio 2016.

O “trauma” do 7 a 1 ficou completamente esquecido quando a equipe entrou em campo. Com mais posse de bola, a equipe foi para cima, mas encontrava uma bela defesa alemã. Em suas jogadas ofensivas, a Alemanha chegou com perigo em três oportunidades e todas elas foram no travessão. 

A bola do jogo aconteceu aos 27 minutos nos pés de Neymar. O atacante bateu falta pela esquerda, fez o goleiro Horn se esticar, mas impossível de alcançar a cobrança. A torcida, que gritava e incentivava a equipe desde o começo, explodir de emoção com o 1 a 0.

No segundo tempo, o Brasil deu uma relaxada e a Alemanha aproveitou. Aos 14 minutos, em jogada alemã, Meyer empatou batendo no canto esquerdo de Weverton. Preocupação no banco de reservas e também nas possíveis cobranças de pênaltis. 

Do lado brasileiro, Neymar, Renato Augusto e Luan chamaram a responsabilidade. Apagados, Gabriel Jesus e Gabigol passaram batido. Em substituição no segundo tempo, Felipe Anderson mostrou habilidade e deu trabalho para a defesa alemã. Mesmo com o jogo praticamente brasileiro, a disputa dos pênaltis foi o momento decisivo para o jogo.

(Foto: REUTERS/Leonhard)

Estrela de Weverton brilha

As batidas estavam nas mãos do goleiro Weverton. O defensor chegou perto de tirar duas batidas, mas a bola acabou balançando as redes. Na batida de Petersen, o goleiro do Atlético Paranaense saiu bem e tirou o gol. Na batida seguinte, Neymar estufou as redes e deu o ouro tão esperado para o Brasil.

Seleção quebra recordes

O Brasil alcançou dois feitos nesta noite, além da medalha de ouro ao futebol. Consagrou a melhor participação e as conquistas de ouros em uma edição de Olimpíadas (até então, a delegação tinha ganhando 5 ouros em Atenas-2004, sendo sua melhor participação) e deve ficar uma posição melhor do que o 16º lugar em Atenas, mas ainda aguarda o fechamento dos Jogos para saber a colocação.

Comemoração

A festa foi enorme no Estádio do Maracanã. O hino nacional foi interpretado por todos os torcedores e a cerimônia de premiação ocorreu no gramado. E esta seleção deve ser a base para Tite realizar a convocação nesta segunda-feira (22), para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo.

(Foto: AFP)

Comentários