Rio 2016 – Definidos os participantes do Tênis de Mesa

(Foto: Reprodução)


A competição de tênis de mesa nos Jogos Olímpicos desse ano será marcada por alguns feitos inéditos. Disputado no Pavilhão 3 do Riocentro, que receberá partidas da modalidade entre 6 e 17 de agosto, O Brasil terá participação da equipe completa, além da participação inédita da Síria e a presença de duas atletas paralímpicas no evento.

No individual, O Brasil estará representada por quatro atletas: Hugo Calderano (46º colocado no ranking mundial), que se classificou como campeão dos Jogos Pan-Americanos do ano passado, no Canadá, e  Gustavo Tsuboi (64º), Caroline Kumahara (119ª) e Lin Gui (138ª), que garantiram suas vagas no Pré-Olímpico realizado em abril, no Chile. Além deles, Cazuo Matsumoto (80º) e Bruna Takahashi (180ª) – a mesatenista de apenas 16 anos e que será a brasileira mais nova a disputar a modalidade nos Jogos – foram convocados para a disputa por equipes.

Outros fatos que irão marcar a disputa da modalidade na Cidade Maravilhosa são a presença da Síria, que pela primeira vez terá um representante no tênis de mesa: Heba Allejji (713ª) disputará o torneio individual feminino. Além disso, teremos duas atletas paralímpicas que disputarão os Jogos Olímpicos: A polonesa Natalia Partyka (78ª) e a australiana Melissa Tapper (331ª) serão as protagonistas da primeira participação simultânea de duas paratletas na competição.

E o torneio promete ser um dos mais disputados dos Jogos Olímpicos. Na menos que cinco dos seis medalhistas dos torneios individuais dos Jogos de Londres (2012) estão classificados para o Rio 2016. No masculino, o medalhista de ouro, Zhang Jike (4º), da China, e o terceiro colocado, Dimitrij Ovtcharov (5º), da Alemanha, brigarão novamente por pódio. Já no feminino, todas as medalhistas também estarão na competição. São elas: Li Xiaoxia (5º), da China, que foi a campeã em Londres; a sua compatriota Ding Ning (2ª), que ficou com a prata; e Feng Tianwei (4ª), de Cingapura, que foi medalhista de bronze.

O tênis de mesa foi incluído nos Jogos Olímpicos na edição de Seul 1988, com eventos de simples e duplas, masculino e feminino. Os atletas da China dominam o esporte, conquistando 41 medalhas em 24 eventos realizados até os Jogos Olímpicos de 2008.

HTE Sports

Comentários