Ponto de Opinião: O que esperar dos grandes clubes para 2018

 (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

Por Nicholas Araujo
Redação Blog do Esporte


Mesmo com o pouco tempo do final da temporada 2017, os clubes já estão pensando no novo ano, principalmente com o pouco tempo de preparação para os estaduais, devido a Copa do Mundo na Rússia. O Blog do Esporte traz uma análise, baseado com a campanha do último ano, sobre como será a caminhada das equipes em busca de títulos.

Corinthians

A equipe continua a mais visada pelos adversários, mas precisa de uma repaginada no elenco. O futebol pouco inspirador, mas que ao mesmo tempo trouxe o título do Brasileiro, já ficou gasto e não é uma arma tão poderosa. Carille terá trabalho com um presidente que não abre mão de algumas crenças. Pode ser um ano apático, mas também poderá haver surpresas.

São Paulo

O péssimo 2017 pode ser um sinal de mudanças no tricolor, principalmente com a chegada de Raí como o novo diretor-executivo de futebol. Por enquanto, 2018 é um ano de incertezas, mas que o torcedor espera que seja de títulos, pelo menos no Paulista ou no Brasileiro.

Palmeiras

A busca por uma nova Libertadores será o grande foco do alviverde. O ano de 2017 passou em branco, com uma torcida que cobrou resultados e mais pulso firme dos jogadores. Também chega para um 2018 indeciso, principalmente com o elenco e um a busca de novo técnico.

Santos

A escolha do novo presidente pode traçar outros rumos para a equipe, mas isso dependerá do pulso firme do mandatário e das ajudas internas. O elenco precisa de uma fortalecida e um novo treinador precisa chegar para implantar uma nova filosofia. Elano mostra seu valor, mas está longe de ser um técnico excepcional.

Vasco

O clube carioca se tornou uma incógnita nos últimos anos, principalmente com os inúmeros rebaixamentos. Chega a pré-libertadores como uma grande surpresa, principalmente com o ambiente tumultuado que está na diretoria.

Botafogo

A torcida esperava um ano melhor, principalmente com a Libertadores, mas a decepção fez o treinador Jair Ventura ser questionado. O elenco o defendeu, mas o início de 2018 será importante para o futuro do alvinegro.

Flamengo

O título da Copa Sul-Americana colocará os planos em dia do clube. A vaga para a Libertadores está garantida, mas o título no final do ano pode amenizar as cobranças da torcida, que viu um elenco forte e cheio de bons nomes ficar pelo caminho na principal competição continental e no nacional.

Fluminense

Parecido com o São Paulo, o clube das Laranjeiras precisa dar uma renovada nos jogadores, sendo que boa parte do elenco de 2017 veio das categorias de base. A indecisão de Abel Braga também pode mudar os rumos do clube.

Internacional

A equipe volta a série A ainda em dúvidas. A diretoria chega em 2018 com algumas dívidas oriundas da segunda divisão, e o próximo ano se torna uma incógnita. O estadual mostrará o caminho que o Colorado seguirá na temporada.

Cruzeiro

Mano Menezes se encaixou perfeitamente no clube. Resta saber se 2018 trará novos títulos, principalmente a Libertadores.

Atlético-MG

O elenco não passa uma segurança para a torcida. A busca por renovações será o diferencial para 2018.

Comentários