Flu quer evitar nova surpresa do América-MG para dormir líder

Atual campeão brasileiro, time tricolor pode assumir ponta pela primeira vez na edição 2011 do torneio. Foto: Alexandro Auler/Photocamera/Divulgação

Atual campeão brasileiro, time tricolor pode assumir ponta pela primeira vez na edição 2011 do torneio

Embalado pela vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, em pleno Estádio Beira-Rio, o Fluminense pode assumir neste sábado a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. Ao receber o lanterna América-MG, às 19h (de Brasília), no Estádio do Engenhão, o time tricolor passaria a noite na ponta em caso de triunfo. Terceiro colocado com 56 pontos, o Flu superaria Corinthians e Vasco, que lideram com 58 pontos, mas que entram em campo somente neste domingo.

Já os mineiros, na última posição com 28 pontos, tentam manter vivo o sonho de evitar o rebaixamento. Para isso, se inspiram no feito da semana passada, quando bateram o líder Corinthians, por 2 a 1, embolando a briga pelo título. Também serve de motivação para a equipe a vitória sobre o próprio Fluminense, no primeiro turno, com um convincente 3 a 0. Por isso, o elenco do time carioca está em alerta contra surpresas.

"O América-MG não derrotou o Corinthians por acaso e nem conseguiu fazer outros grandes jogos neste Campeonato Brasileiro sem qualidade. Estamos cientes de que teremos muitas dificuldades pela frente neste sábado e só vamos contar com a vitória após os noventa minutos. Nosso favoritismo representa nada antes do jogo", disse o zagueiro Leandro Euzébio.

Além de não menosprezar o adversário, o atual campeão nacional tenta controlar a ansiedade proveniente da possibilidade de assumir a liderança da competição pela primeira vez em 2011.

"O nosso foco é fazer uma grande campanha nestes últimos cinco jogos para ver se conseguimos a conquista do título, pois sabemos que a torcida do Fluminense deseja muito esse bicampeonato. Sabemos que não será nada fácil, que nossos concorrentes também são fortes e que nossos confrontos se desenham complicados, mas estamos focados. Não é o momento de pensar em ser líder ou em secar adversários. O momento é de pensar sempre no próximo jogo e somar três pontos", afirmou o atacante Rafael Sóbis.

Para este compromisso, o Fluminense não poderá contar com o lateral esquerdo Carlinhos e nem com o meia Deco, ambos suspensos por acúmulo de cartões amarelos. Sendo assim, Jeferson entra na lateral e o argentino Lanzini vai auxiliar Marquinho na criação de jogadas.

Mesmo ficando à disposição após cumprir suspensão, o zagueiro Márcio Rosário perdeu a posição para Elivélton, que está mantido como companheiro de Leandro Euzébio na defesa. A dúvida ainda está no gol, onde Diego Cavalieri, que passou a semana lutando contra uma gripe e uma crise de gastroenterite, passou a ter a sua escalação colocada em xeque. Se for vetado, Ricardo Berna assume o posto.

À espera de um milagre para escapar do rebaixamento, o América-MG terá que vencer o Fluminense a qualquer custo se quiser continuar sonhando em se manter na elite do futebol brasileiro. Para isso, o técnico Givanildo poderá contar com o lateral-direito Marcos Rocha, expulso contra o Grêmio e que foi absolvido em julgamento no STJD. Gilson e Alessandro, que cumpriram suspensão na última rodada, também ficam à disposição para atuar. Em compensação, o zagueiro Anderson está vetado pelo departamento médico. Durante a semana, o comandante americano ensaiou a equipe com Fábio Júnior ao lado de Kempes no ataque, deixando Alessandro na reserva.

"Não será fácil. Mostramos contra o Corinthians que temos condições, que tecnicamente somos capazes de vencer", disse Alessandro, que quer acabar com o tabu do Coelho de jamais ter vencido um jogo no Engenhão. "O momento ideal de acabar com isso é agora. Nem é muito por tabu. Estamos em uma situação difícil, temos que vencer, e mostramos contra o Corinthians que tecnicamente podemos continuar lutando", completou.

Givanildo vem procurando trabalhar o aspecto psicológico de seus jogadores para que eles esqueçam a situação delicada do time na tabela de classificação e se concentrem apenas no próximo jogo. Pelo discurso adotado pelos atletas, a estratégia vem dando certo.

"Nós estamos pensando apenas em conseguir uma vitória sobre o Fluminense. Neste momento não estamos pensando em pontuação. Queremos ganhar os jogos que restam e ver se será possível escapar", finalizou Givanildo.

Comentários