Oscar Pistorius é eleito embaixador de programa beneficente

Oscar Pistorius foi eleito embaixador de programa beneficiente para jovens carentes. Foto: AP

Oscar Pistorius foi eleito embaixador de programa beneficiente para jovens carentes

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012 (Locog, em inglês) acaba de anunciar Oscar Pistorius - primeiro atleta paraolímpico da história do esporte mundial a competir em igualdade com atletas não deficientes - como embaixador da Inspiração Internacional, programa que tem como objetivo levar o esporte a comunidades carentes em todo o mundo, em parceria com British Council, Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) do Reino Unido e UK Sport.

Como primeira tarefa com a patente, Pistorius, conhecido como Blade Runner por usar próteses feitas de fibra de carbono nas pernas , visitou a Tanzânia, na África Ocidental.

"O esporte teve um enorme impacto na minha vida e ajudou a me tornar a pessoa que sou agora. Ao falar com alguns dos jovens que estão se beneficiando do programa Inspiração Internacional aqui na Tanzânia, pude perceber o impacto do esporte na vida dessas pessoas. É fantástico ver que os Jogos de Londres 2012 estão realmente cumprindo sua promessa a inspirar jovens de todo o mundo a escolherem a prática esportiva", comentou o atleta sul-africano.

Na Tanzânia, o programa beneficente tem como objetivo agregar ao esporte em torno de 2 milhões de jovens até 2014, com apoio e aconselhamento sobre aspectos gerais da vida dessas pessoas.

Seb Coe, presidente do Locog, demonstrou estar satisfeito com a adesão de Pistorius ao projeto internacional.

"Estou feliz que Oscar Pistorius juntou-se ao Inspiração Internacional. Eu sei a diferença que o esporte pode fazer na vida de alguém, e tive a sorte de ver por mim mesmo o impacto que esse programa pode ter sobre os jovens. Dissemos sempre que queríamos usar o poder dos Jogos Olímpicos para inspirar as crianças e jovens ao redor do mundo, e o Oscar vai nos ajudar a conseguir isso - ele é uma verdadeira inspiração para pessoas, tanto na Tanzânia, como em torno de o mundo", disse.

Para construir um legado duradouro e assegurar que as crianças e jovens atendidos permaneçam no caminho do esporte, o programa pretende treinar professores das comunidades participantes, para que eles trabalhem na manutenção dos conceitos ensinados a esses garotos e garotas.

Comentários