Aperto e entrada dos boxes preocupam pilotos antes de estreia de GP em Baku

(Foto: Mark Thompson/Getty Images)


A maior reta do campeonato, com mais de 2km com o pé embaixo, algumas curvas em que espera-se que os pilotos cheguem a quase 300km/h. E tudo isso em um circuito de rua com menos áreas de escape do que Mônaco. Não é por acaso que a segurança foi o tema do novo GP da Europa, que será disputado em um circuito de rua em Baku, no Azerbaijão, antes dos carros entrarem na pista para os primeiros treinos livres.

Apesar de ter gostado bastante do que viu até agora, Felipe Nasr sentiu falta de mais áreas de escape. "Eu só achei que tem umas áreas de escape em que você sequer tem espaço para virar o carro no caso de errar. O que você faz? Dá a ré e volta? Porque até em Mônaco você consegue dar um cavalo de pau e volta", disse o brasileiro, ouvido pelo UOL Esporte em Baku.

"Acho que a curva 15 que está longe do convencional [pela área de escape não seguir a linha natural dos pilotos], mas achei a pista bem segura, pelo incrível que pareça. Até porque já tive experiência em Macau em que você não tem margem nenhuma para erro."

Além da curva 15, a parte final da pista também pode gerar problemas. "São curvas rápidas. Primeiro temos de entender a reação da pista. Para mim, deve ser pé embaixo. Ali é complicado, como também entre as curvas 18 e 19, pois vai apertando uns 4 ou 5 metros durante a curva. Então não vai ser fácil saber qual a melhor linha", alertou Felipe Massa. "Já nos trechos mais apertados, é muito difícil achar um lugar para deixar o outro passar, por isso é importante ter uma boa informação do box para saber onde está o tráfego e você olhar bem no retrovisor."

Perigo na entrada do box
Um ponto que preocupa os pilotos é a entrada dos boxes, como explicou Massa. "É a entrada de box mais complicada da temporada, na qual chegamos a 360km/h em uma chicane que é livre - e isso pode até ser perigoso. E tem algumas curvas em que não tem área de escape e você sabe que, se errar, vai encontrar um muro."

"Você chega bem rápido sem qualquer margem", concordou Marcus Ericsson, da Sauber. "Ninguém quer ver carros batendo na entrada do pit lane, então será um ponto de discussão depois dos treinos livres."

Para Daniel Ricciardo, trata-se de algo que pode acabar decidindo a corrida. "É um trecho da pista em que dá para ganhar muito tempo. Aqui, se um piloto errar, perde facilmente meio segundo. Ou seja, ou você bate ou perde bastante tempo!"

As atividades para o GP da Europa começam com os treinos livres a partir das 6h da sexta-feira, pelo horário de Brasília. O segundo treino livre será às 10h. No sábado, serão disputados o terceiro treino livre, a partir das 7h e a classificação começa às 10h. A largada, no domingo, também está marcada para as 10h.

UOL Esporte

Comentários