Chelsea barra torcedores em jogo em Praga após vídeo com cânticos xenófobos contra Salah

(Foto: Paul Child/Reuters)


O Chelsea barrou três de seus 1077 torcedores que tiveram direito a ingressos para acompanhar a vitória por 1 a 0 da equipe contra o Slavia Praga, nesta quinta-feira, na capital theca, em jogo de ida pelas quartas de final da Liga Europa. Antes da partida, eles publicaram um vídeo cantando mensagens xenófobas contra Mohamed Salah, do Liverpool. A postagem rapidamente viralizou, e o clube inglês conseguiu identifica-los.

No vídeo (veja abaixo), os torcedores estão em um bar de Praga e cantam que Salah é um “homem-bomba”, em uma clara demonstração de islamofobia. Salah é egípcio e seguidor da religião islâmica. Com ajuda de seu departamento de segurança, o Chelsea identificou os autores do vídeo, que são portadores de carnês de temporada do clube, e os impediu de entrar na Eden Arena. Após o episódio, a diretoria dos Blues divulgaram um comunicado prometendo atitudes enérgicas para combater situações semelhantes.


– O Chelsea FC acha todas as formas de comportamento discriminatório e onde há clara evidência de envolvimento de portadores de carnês de temporada em tal comportamento, nós vamos tomar a atitude mais forte possível contra eles. Tais indivíduos são uma vergonha para a vasta maioria dos torcedores do Chelsea, que não irão tolerá-los em seu clube – comunicou o clube.

O Liverpool também reagiu ao vídeo. Os Reds divulgaram um comunicado no qual consideram os cânticos uma demonstração “perigosa e perturbadora”. O clube reiterou que acredita que é “responsabilidade daqueles em posição de autoridade, seguir o protocolo adequado e agir com urgência para identificar e, depois punir, quem cometer um crime de ódio”.

– Não há lugar para esse comportamento no futebol, não há lugar para isso na sociedade. Um crime dessa natureza tem mais vítimas que qualquer indivíduo visado e, como tal, requer ações individuais e necessárias para combate-lo – diz o Liverpool, em sua nota.

A diretoria dos Reds também ressaltaram que estão trabalhando com o Chelsea na questão e agradeceu aos Blues pela rápida ação em punir os responsáveis. A “Kick Out”, ONG que pela igualdade e contra a discriminação na Inglaterra, publicou o vídeo e ressaltou que está em contato com o time londrino para sancionar os torcedores.

Não é a primeira vez que a torcida do Chelsea ou o próprio clube são flagrados com atitudes discriminatórias. Em fevereiro de 2015, fãs dos Blues foram flagrados no metrô de Paris catando “somos racistas”, antes de duelo com o PSG pela Liga dos Campeões. Eles foram identificados e suspensos pelo clube. Em maio do ano passado, dois ex-treinadores das categorias de base da equipe foram denunciados por promoverem cultura racista no time.

Globo Esporte

Comentários