Ítalo avança no sufoco, Filipe dá show e Medina mostra força na abertura em Bells Beach

(Foto: WSL/Divulgação)


Por apenas 33 centésimos, Ítalo Ferreira não foi parar nas repescagens da segunda etapa do Circuito Mundial, que começou na madrugada desta quinta-feira, nas ondas de Winkipop, na Austrália. Se o atual campeão do evento e número 1 do mundo teve dificuldades para avançar para a terceira fase, Filipe Toledo sobrou com seus aéreos e fez as duas maiores notas do dia, enquanto Gabriel Medina mostrou poder de recuperação para vencer e seguir na briga pelo título da competição mais tradicional do Tour. Outros dois brasileiros também garantiram a classificação: Jadson André e Yago Dora.

Depois do adiamento no primeiro dia da janela, uma nova ondulação chegou nesta quinta em Bells, só que mais fraca do que o esperado. Por isso, a organização do evento decidiu mover a competição para a praia vizinha, Winkipop, em ondas com no máximo um metro de altura e mexidas pelo vento maral.

Com o novo formato da primeira fase nessa temporada, os dois melhores surfistas de cada bateria de três competidores avançaram direto para a terceira fase, enquanto o último colocado caiu para a repescagem. Logo no primeiro confronto do dia, o potiguar Jadson André (12,23) venceu o francês Jeremy Flores (9,97) e o australiano Owen Wright (8,20).

Filipinho entrou na terceira bateria, contra a lenda do esporte Kelly Slater (EUA) e o australiano convidado Xavier Huxtable, de apenas 16 anos. O brasileiro dominou o confronto, acertou belos aéreos reverses e fez as duas maiores notas do dia (7,60 e 8,27) para avançar em primeiro, com 15,87 pontos no total. Por apenas 4 décimos, Kelly conseguiu passar em segundo (10,63), enquanto o jovem australiano caiu para repescagem.

- Mesmo com esse vento maral, as ondas estavam bem divertidas. Fiquei assistindo às duas primeiras baterias do dia e percebi que a segunda e a terceira ondas da série estavam melhores. Eu fui nestas e graças a Deus que o meu plano funcionou. Estou feliz de ter avançado - explicou o brasileiro, que completou nessa semana 24 anos.

O atual campeão da etapa e líder do ranking veio na bateria seguinte, contra o também brasileiro Caio Ibelli e o havaiano Ezekiel Lau. Em um confronto com menos de um ponto de diferença entre os três, Lau conseguiu a vitória (10,57), com Ítalo (10,06) quase sendo ultrapassado por Caio (9,73) na última onda.

Duas baterias depois foi a vez de Gabriel Medina encarar dois australianos: Ryan Callinan e o vencedor da triagem dos surfistas locais, Harrison Mann, que é vendedor de uma loja de pranchas. Callinan abriu a disputa com as notas 7,17 e 5,83, e sobrou na liderança dos dois primeiros terços do confronto. Mas os 8 minutos finais foram do bicampeão mundial. Surfando de costas para as direitas de Winkipop, Medina atacou as ondas variando bem nas manobras. Ele tirou um 7,2 e um 6,5 para virar o confronto, avançar em primeiro, mandando Harrison para a repescagem, com apenas 7,87 no total.

- É sempre difícil enfrentar o Ryan, ele é um surfista muito duro. Estou me sentindo bem e feliz de ter passado. Comecei meio devagar e tive que ter bastante paciência. Espero poder pegar mais ondas na próxima fase - disse o bicampeão mundial.

Na sétima bateria, foi a vez de Michael Rodrigues entrar em ação, e o cearense não foi feliz. Somando 9,56, Michael ficou em terceiro o duelo vencido pelo americano Conner Coffin (10,77) e foi para a repescagem. O italiano Leonardo Fioravanti (10,60) se classificou com a segunda colocação e avançou para a terceira fase.

A última batalha do dia teve a classificação de Yago Dora. Com 10,10, o paranaense terminou em 2º na disputa que teve o neo-zelandês Ricardo Christie (11,83) como vencedor e o australiano Wade Carmichael (8,04) fechando na terceira posição.

Nesta quinta-feira, a WSL vai fazer uma nova chamada às 17h45 (horário de Brasília) para continuação do campeonato.

Confira as baterias da primeira fase:

1- Owen Wright (AUS) 8.20 x Jeremy Flores (FRA) 9,97 x Jadson André (BRA) 12,23
2- Jordy Smith (AFS) 10,26 x Adrian Buchan (AUS) 8,07 x Jack Freestone (AUS) 7,84
3- Filipe Toledo (BRA) 15,87 x Kelly Slater (EUA) 10,63 x Xavier Huxtable (AUS) 10,23
4- Italo Ferreira (BRA) 10,06 x Ezekiel Lau (HAV) 10,57 x Caio Ibelli (BRA) 9,73
5- Julian Wilson (AUS) 13,73 x Joan Duru (FRA) 11,00 x Jacob Willcox (AUS) 13,74
6- Gabriel Medina (BRA) 13,70 x Ryan Callinan (AUS) 13,00 x Harrison Mann (AUS) 7,87
7- Conner Coffin (EUA) 10,77 x Michael Rodrigues (BRA) 9,56 x Leonardo Fioravanti (ITA) 10,60
8- Kolohe Andino (EUA) 10,77 x Seth Moniz (HAV) 8,67 x Soli Bailey (AUS) 8,37
9- Wade Carmichael (AUS) 8,04 x Yago Dora (BRA) 10,10 x Ricardo Christie (NZL) 11,83
10- Michel Bourez (TAH) x Reef Heazlewood (NZL) x Deivid Silva (BRA)
11- John John Florence (HAV) x Willian Cardoso (BRA) x Jesse Mendes (BRA) 
12- Kanoa Igarashi (JAP) x Mikey Wright (AUS) x Peterson Crisanto (BRA)

Globo Esporte

Comentários