José Maria Marin é bandido permanentemente do Comitê de Ética da Fifa

(Foto: AP Photo/Seth Wenig)

Por Redação Blog do Esporte


O ex-presidente da CBF José Maria Marin, que está preso desde 2015 nos Estados Unidos, foi banido de forma permanente após ser considerado culpado por suborno no futebol. A Câmara do Comitê de Ética da Fifa anunciou a decisão nesta segunda-feira (15).

“A investigação sobre o senhor Marin revelou vários esquemas de suborno, em particular entre 2012 e 2015, na relação com seu papel em conceder contratos a empresas de mídia e direitos de marketing de competições da Conmebol, Concacaf e CBF”, diz o comunicado da Fifa.

Anteriormente, Marin havia sido banido de forma temporária, mas a Fifa aguardava a resolução do processo na Justiça norte-americana para concluir o processo junto ao Conselho de Ética. Em agosto de 2018, o ex-presidente foi condenado a quatro anos de prisão por envolvimento em esquemas de corrupção.

Marin está preso nos Estados Unidos depois que uma operação durante um congresso da Fifa levou à precisão diversos dirigentes do alto escalão do futebol. Ele permaneceu em prisão domiciliar até dezembro de 2017, quando foi considerado culpado e aguardava sua sentença.

O ex-dirigente também foi multado em 1 milhão de francos suíços (R$ 3,8 milhões). Marin poderá recorrer à Câmara de Apelações da própria Fifa e, depois, ao Tribunal Arbitral do Esporte.

Comentários